A Caverno dos Tesouros - Capitulo 6

A Morte de Adão

1

Adão e Eva prantearam Abel durante cem anos. Depois Adão conheceu Eva mais uma vez, e ela deu à luz Seth, que foi um homem bonito, agigantado, perfeito como Adão. Ele foi o pai de todos os gigantes que antecederam o dilúvio.

2

De Seth nasceu Enos. Enos gerou Cainan, e Cainan gerou Mahalaleel. Estes são os Patriarcas que nasceram nos dias de Adão. Adão viveu novecentos e trinta anos, até os cento e trinta e cinco anos de Mahalaleel.

3

Aproximou-se então o dia da sua morte. Vieram até ele seu filho Seth, acompanhado de Enos, Cainan e Mahalaleel: foram abençoados por ele, que também rezou por eles. Então ordenou ao seu filho Seth, dizendo-lhe: "Meu filho Seth presta atenção ao que vou dizer! No teu último dia deverás transmitir esta ordem a Enos, este a Cainan, e Cainan Mahalaleel! Esta ordem deverá passar a todas as gerações!

4

"Quando eu estiver morto, deverão embalsamar-me com canela e aloés, e depositar o meu corpo na Caverna dos Tesouros! Aquele dentre todo os vossos descendentes que estiver vivo naqueles dias, deverá, ao afastar-se destas terras da proximidade do Paraíso, levar consigo o meu corpo e depositá-lo no centro da terra! Pois lá acontecerá a minha redenção, para mim e para todo os meus descendentes.

5

E tu, meu filho Seth, sejas o guia dos filhos do teu povo, conduze-os no temor de Deus, de maneira pura e santa! Mantém os teus descendentes afastados dos descendentes do assassino Caim!"

6

Ao ter-se notícia da morte próxima de Adão, foram ter com ele todos os seus descendentes, seu filho Seth com Enos, Cainan e Mahalaleel, todos eles, suas mulheres, filhos e filhas. Ele então abençoou a todos, e rezou por eles.

7

No ano novecentos e trinta, contados a partir da Criação, Adão despediu-se deste mundo, aos quatorze dias de Nisan, à hora nona, numa sexta-feira. Na mesma hora em que o Filho do Homem, na cruz, entregou o seu Espírito ao Pai, também o nosso pai Adão devolveu a sua alma ao Criador, e separou-se deste mundo.

8

Quando Adão morreu, o seu filho Seth ungiu-o com mirra, canela e aloés, segundo o que lhe havia ordenado. Tendo sido ele o primeiro morto sobre a terra, foi grande o luto por ele. A sua morte foi pranteada durante cento e quarenta dias; depois disso, o seu corpo foi levado e sepultado na Caverna dos Tesouros.

9

Após ter sido inumado Adão, as famílias e os troncos dos filhos de Seth separaram-se dos filhos do assassino Caim. Seth tomou o seu primogênito Enos, com Cainan, Mahalaleel, suas mulheres e filhos, e conduziu-os ao alto da Montanha Sagrada, para onde fora levado Adão.

10

Caim, porém, e seus descendentes permaneceram embaixo, na planície, onde Caim matara Abel.