Primeiro livro de Enoque - Capitulo 46

O Ancião de dias e o Filho do homem

1

Ali eu vi o ancião de dias, cuja cabeça era igual à branca lã, e com ele outro, cujo semblante assemelhava-se ao do homem.

2

Seu semblante era cheio de graça, igual ao dos santos anjos.

3

Então eu inquiri dos anjos que estavam comigo, e que me mostravam toda coisa secreta concernente a este Filho do homem, o qual foi; de onde Ele era e porque Ele acompanhou o Ancião de dias.

4

Ele respondeu-me e disse: Este é o Filho do homem, ao qual a justiça pertence, com o qual a retidão tem habitado e o qual revelou todos os tesouros do que é escondido: pois o Senhor Deus o tem escolhido e sua porção tem excedido a tudo diante do Senhor Deus em eterna ascensão.

5

Este Filho do homem, que tu vês, levantará reis e poderosos de seus lugares de habitação, e os poderosos de seus tronos; soltará as rédeas do poderoso, e quebrará em pedaços os dentes dos pecadores.

6

Ele lançará reis dos seus tronos e de seus domínios porque eles não O exaltarão, não O louvarão, nem se humilham diante dEle, pelo qual seus reinos lhes foram dados.

7

Igualmente o semblante do poderoso Ele lançará abaixo, enchendo-os de confusão.

8

Escura será sua habitação e vermes serão sua cama; deste seu leito eles não esperam levantar-se novamente porque eles não exaltam o nome do Senhor Deus.

9

Eles condenarão as estrelas do céu, elevarão suas mãos contra o Altíssimo, caminham e habitam sobre a terra, exibindo todos os seus atos de iniquidade, mesmo suas obras de iniquidade.

10

Sua força estará em suas riquezas e sua fé nos bens que têm formado com suas próprias mãos.

11

Eles negarão o nome do Senhor Deus e o expulsarão de seus templos, nos quais eles se reúnem;

12

E com Ele o fiel, o qual sofre em nome do Senhor Deus.