Primeiro livro de Enoque - Capitulo 75

Dias bissextos, as estrelas e a lua

1

Estes são os líderes dos chefes dos milhares, os quais presidem sobre toda criação, e sobre todas as estrelas; com os quatro dias que são adicionados e nunca se separam do lugar a eles determinados, de acordo com o cálculo completo do ano.

2

E estes servem quatro dias, os quais não são contados no cálculo do ano.

3

Com respeito a eles, os homens erram grandemente, pois estas luminárias verdadeiramente servem, no lugar de habitação do mundo, um dia no primeiro portão, um dia no terceiro portão, um dia no quarto portão, e um dia no sexto portão.

4

E a harmonia do mundo torna-se completo a cada trezentos e sessenta e quatro estados dele. Para os sinais.

5

As estações,

6

Os anos,

7

E Uriel me mostrou os dias; o anjo que o Senhor da glória escolheu sobre todas as luminárias.

8

Do céu no céu, e no mundo; para que possa governar na face do céu, e aparecendo sobre a terra, se tornam,

9

Condutores dos dias e noites: o sol, a lua, as estrelas, e todas as luminárias do céu, que fazem seu circuito com todas as carruagens do céu.

10

Então Uriel me mostrou doze portões abertos para o circuito das carruagens do sol no céu, no qual os raios do sol batem.

11

Deles procede calor sobre a terra, quando eles são abertos em suas determinadas estações.

12

Eles são para os ventos, e o espírito da neblina, quando em suas estações eles são abertos; abertos no céu nas suas extremidades.

13

Doze portões eu vi no céu, nas extremidades da terra, através do qual o sol, a lua e estrelas, e todas as obras do céu, procedem no seu nascer e no seu crepúsculo.

14

Muitas janelas também são abertas à direita e à esquerda.

15

Uma janela numa certa estação se torna extremamente quente.

16

Assim também estão portões dos quais as estrelas saem quando são comandadas, e nos quais se põem de acordo com seu número.

17

Eu vi no céu carros que se movimentam por sobre aqueles portões, transportando aquelas estrelas que não desaparecem jamais.

18

E uma delas é maior do que todas as outras, abrangendo o mundo todo.