Primeiro livro de Enoque - Capitulo 82

Fim do Livro dos cursos das luminárias celestes

1

Agora, meu filho Matusalém, todas estas coisas eu te falei, e te escrevi.

2

A você eu revelei tudo, e te dei os livros de tudo.

3

Preserve, meu filho Matusalém, os livros escritos por teu pai; para que possas revelá-los às futuras gerações.

4

Eu tenho dado a ti sabedoria, aos teus filhos e à tua posteridade, para que eles possam revelar aos seus filhos, por gerações para sempre, esta sabedoria em suas palavras; e para que aqueles que compreendem não durmam, mas ouçam com seus ouvidos; para que eles possam aprender sabedoria, e sejam considerados dignos de comer esta saudável comida.

5

Abençoados são todos os justos, abençoados são todos os que andam em retidão, nos quais crime não é encontrado, como nos pecadores, quando todos os seus dias são contados.

6

Com respeito ao progresso do sol no céu, ele entra e sai de cada portão por trinta dias, com os líderes de milhares de estrelas; com quatro que são adicionadas, e aparecem nos quatro quartos do ano, os quais conduzem-nos, e acompanham-nos em seus quatro períodos.

7

E por causa deles que os homens erram ao não incluí-los na contagem total do ano; sim, os homens enganam-se por causa deles, por não os conhecerem com exatidão.

8

Eles pertencem à contagem do ano e estão fielmente consignados para sempre, um no primeiro portão, outro no terceiro, outro no quarto, e o último, no sexto;

9

Para que o ano esteja completo em trezentos e sessenta e quatro dias.

10

Verdadeiramente têm sido declarado, e perfeitamente tem sido calculado o que está marcado; pois as luminárias, os meses, os períodos fixados, os anos, e os dias, Uriel explicou a mim, e comunicou a mim; a quem o Senhor de toda criação, por consideração de mim, ordenou, (de acordo com o poder do céu, e o poder que ele possui tanto de dia quanto de noite) pra explicar as leis da luz ao homem, do sol, da lua, e das estrelas, e de todo o poder do céu, que está voltado em suas respectivas órbitas.

11

Esta é a ordenança das estrelas, que se põem em seus lugares, em suas estações, em seus períodos, em seus dias, e em seus meses.

12

Estes são os nomes daqueles que as conduzem, que vigiam e entram em suas estações de acordo com suas ordenanças e seus períodos, em seus meses, nos tempos de sua influência, e em suas estações.

13

Quatro condutores deles entram primeiro, os quais separam os quatro quartos do ano.

14

Depois destes, doze condutores de suas classes, que separam os meses e o ano em trezentos e sessenta e quatro dias, com os líderes de mil, os quais distinguem entre os dias, tanto quanto entre os quatro adicionais; os quais, como condutores, dividem os quatro quartos do ano.

15

Estes líderes de mil estão no meio dos condutores, e aos condutores são adicionados atrás de sua estação, e seus condutores fazem a separação.

16

Estes são os nomes dos condutores, os quais separam os quatro quartos do ano, os quais são escolhidos sobre eles: Milkiel, Helemmelek, Melejal e Narel.

17

E os nomes dos que conduzem-nos são Adnarel, Ijasusael e Elomeel.

18

Estes são os três que seguem os condutores das classes de estrelas; cada um seguindo os três condutores de classes, os quais seguem aqueles condutores das estações, que dividem os quatro quartos do ano.

19

Na primeira parte do ano levanta-se e governa Melkejal, que é chamado Tamaani, e Zahay (sol do sul).

20

Todos os dias de sua influência, durante os quais ele governa, são noventa e um dias.

21

E estes são os sinais dos dias que são vistos sobre a terra.

22

Nos dias de sua influência há transpiração, calor e dificuldade.

23

Todas as árvores se tornam frutíferas; as folhas de cada árvore aparecem; o milho é colhido; a rosa e todas as espécies de flores florescem no campo; e as árvores do inverno são secadas.

24

Estes são os nomes dos condutores que estão sob eles: Berkael, Zelebseel; e outro condutor adicional de mil é chamado Hilujasef, os dias de cuja influência tem sido completados.

25

O outro condutor depois deles é Helemmelek, cujo nome eles chamam o esplêndido Zahay (Sol).

26

Todos os dias de sua luz são noventa e um dias.

27

Estes são os sinais dos dias sobre a terra, calor e seca; enquanto as árvores dão seus frutos, aquecidas e preparadas, e dão seus frutos para seca.

28

Os rebanhos seguem e criam (acasalam e dão filhos).

29

Todos os frutos da terra são colhidos, com tudo nos campos, e as vinhas são pisadas.

30

Isto acontece durante o tempo de sua influência.

31

Estes são seus nomes e ordens, e os nomes dos condutores que estão sob eles, dos que são chefes de mil: Gidaijal, Keel e Heel.

32

E o nome do líder adicional de mil é Asfael.

33

Os dias de sua influência foi completado.