O livro de Jasar - Capitulo 10

Os homens foram dispersos aos quatro cantos da terra

1

E Pelegue, filho de Éber morreu naqueles dias, no ano quadragésimo oitavo da vida de Abrão, filho de Tera, e todos os dias de Pelegue foram 239 anos.

2

E quando o Senhor espalhou os filhos dos homens por conta de seu pecado na torre, eis que se estenderam em muitas divisões, e todos os filhos dos homens foram dispersos nos quatro cantos da terra.

3

E todas as famílias tornaram-se cada uma segundo a sua língua, a sua terra, ou a sua cidade.

4

E os filhos dos homens edificavam muitas cidades de acordo com as suas famílias, em todos os lugares para onde foram, pois por toda terra o Senhor os espalhou.

5

E alguns deles construíram cidades em lugares de onde foram mais tarde extirpados, e eles as chamaram pelos seus próprios nomes, ou pelos nomes de seus filhos, ou pelas suas estórias particulares.

6

E os filhos de Jafé, filho de Noé foram e construíram cidades nos lugares onde eles se espalharam, e chamaram a todas as suas cidades pelos seus nomes, e os filhos de Jafé foram divididos sobre a face da terra em muitas divisões e línguas.

7

E estes são os filhos de Jafé segundo as suas famílias, Gomer, Magog, Medai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras, estes são os filhos de Jafé acordo com as suas gerações.

8

E os filhos de Gomer, de acordo com as suas cidades, foram os Francum, que habitam na terra de Franza, pelo rio Franza, pelo rio Senah.

9

E os filhos de Rephath são o Bartonim, que habitam na terra do Bartonia pelo rio Ledah, que corre suas águas para o grande mar Giom, isto é, oceanus.

10

E os filhos de Tugarma são 10 famílias, e estes são os seus nomes: Buzar, Parzunac, Balgar, Elicanum, Ragbib, Tarki, Oferta, Zebuc, Ongal e Tilmaz, els se propagaram e descansam no norte e construíram cidades.

11

E chamaram as cidades pelos seus nomes, eles são os que vivem junto aos rios Hithlah e Italac até este dia.

12

Mas as famílias de Angoli, Balgar e Parzunac, habitaram junto do grande rio Dubnee, e os nomes das suas cidades são também de acordo com os seus próprios nomes.

13

E os filhos de Javã são os Javanim que habitam na terra do Makdonia, e os filhos de Medaiare são os Orelum que habitam na terra do Curson, e os filhos de Tubal são habitam na terra do Tuskanah junto do rio Pashiah.

14

E os filhos de Meseque são os Shibashni e os filhos de Tiras são Rushash, Cushni, e Ongolis, e eles construíram cidades, e as cidades estão situadas junto do mar Jabus, pelo rio cura que se esvazia no rio Tragan.

15

E os filhos de Elisa são os Almanim, e eles também foram e construíram cidades, essas são as cidades situadas entre as montanhas de Jó e Shibathmo, e deles saíram os Lumbardi que habitam as montanhas opostas às de Jó e Shibathmo, e eles conquistaram a terra de Italia e lá permaneceram até este dia.

16

E os filhos de Quitim são o Romim que habitam no vale de Canopia pelo rio Tibreu.

17

E os filhos de Dudonim são aqueles que habitam nas cidades do mar Giom, na terra de Bordna.

18

Estas são as famílias dos filhos de Jafé de acordo com as suas cidades e idiomas, quando eles foram dispersas depois da torre, e chamaram suas cidades após seus nomes e estes são os nomes de todas as suas cidades de acordo com as suas famílias, que construíram naqueles dias após a torre.

19

E os filhos de Cão foram Cush, Mitzraim, Pute e Canaã de acordo com a sua geração e cidades.

20

Todos estes foram e construíram cidades assim que eles encontraram lugares ajustados para eles, e eles chamaram suas cidades após os nomes de seus pais Cush, Mitzraim, Pute e Canaã.

21

E os filhos de Mitzraim são os Ludim, Anamim, Leabim, Naphtuchim, patrusins, Casluchim e Caphturim, sete famílias.

22

Todos estes habitam junto do rio Sior, que é o ribeiro do Egito, e construíram cidades e as chamaram pelos seus próprios nomes.

23

E os filhos de Patros e Casloch casaram juntos, e passaram diante deles os filisteus, os Azathim e os Gerarim, os Githim e os Ekronim, em todos os cinco famílias; estes também construíram cidades, e chamaram suas cidades após os nomes de seus pais até este dia.

24

E os filhos de Canaã também construíram cidades, e chamaram suas cidades após seus nomes, 11 cidades e outras sem número.

25

E quatro homens da família de Ham foram para a terra da planície, estes são os nomes dos quatro homens, Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboyim.

26

E estes homens construíram quatro cidades na terra da planície, com os seus nomes próprios.

27

E eles e seus filhos e todos os que lhes pertenciam, moravam nessas cidades, e eles foram frutíferos e multiplicam-se muito e viviam tranquilamente.

28

E Seir, o filho de Hur, filho de Hivi, filho de Canaã, foi e encontrou um vale oposto para ao monte Parã, e ele construiu uma cidade lá, e ele e seus sete filhos e sua família habitaram lá, e ele chamou a cidade que ele construiu de Seir, de acordo com o seu nome, que é a terra de Seir até este dia.

29

Estas são as famílias dos filhos de Cam, segundo as suas línguas e cidades, quando eles foram espalhados para seus países após a torre.

30

E alguns dos filhos de Sem, filho de Noé, pai de todos os filhos de Eber, também foram e construíram cidades nos lugares em que foram lançados, e eles chamaram suas cidades após seus nomes.

31

E os filhos de Sem foram Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã, e construíram cidades e chamou os nomes de todas as suas cidades segundo seus nomes.

32

E Ashur filho de Sem, e sua descendência saíram de sua casa nessa época, em grande número de vidas, e foram para uma terra distante que eles encontraram, e eles se instalaram num vale muito extenso, na terra para onde eles foram, e construíram quatro cidades, e eles as chamaram pelos seus próprios nomes e ocorrências.

33

E estes são os nomes das cidades que os filhos de Ashur construíram, Nínive, Resen, Calach e Rehobother, e os filhos de Ashur habitam ali até hoje.

34

E os filhos de Aram também foram, e construíram uma cidade, e lhes deram o nome de Uz, cidade após seu irmão mais velho, e eles habitam nela, que é a terra de Uz até este dia.

35

E no segundo ano após a torre, um homem da casa de Ashur, cujo nome era Bela, veio à terra de Nínive com a sua família, procurando onde pudessem encontrar um lugar para peregrinar e, chegando diante das cidades da planície de Sodoma, eles habitaram lá.

36

E o homem levantou-se e construiu ali uma pequena cidade, e chamou o seu nome Bela, segundo o seu nome; que é a terra de Zoar até este dia.

37

E estas são as famílias dos filhos de Shem conforme a sua língua e as cidades, depois que eles estavam espalhados sobre a terra, depois da torre.

38

E todo reino, cidade, filhos e famílias dos filhos de Noé construíram muitas cidades para si me depois disto.

39

E eles estabeleceram governos em todas as suas cidades, de forma a serem regulamentadas por suas ordens; assim como todas as famílias dos filhos de Noé para sempre.