O livro de Jasar - Capitulo 13

Tera, Abrão e toda a sua casa deixam Casdim e Ur para ir para terra de Canaã

1

E tomou Terá a Abrão seu filho e seu neto Lot, filho de Haran, e a Sarai sua genra, a mulher de seu filho Abrão, e todas as almas de sua casa e saiu de Ur Casdim para ir para a terra de Canaã. E eles chegaram tão longe à terra de Haran eles permaneceram lá, pois era muito boa para o pasto, e de suficiente extensão para aqueles que os acompanharam.

2

E o povo da terra de Haran viu que Abraão era bom e reto diante de Deus e dos homens, e que o Senhor seu Deus era com ele, e algumas das pessoas da terra de Haran juntaram-se a Abrão, e ele ensinou-lhes a instrução do Senhor e os seus caminhos, e estes homens permaneceram com Abrão em sua casa e eles aderiram a ele.

3

E Abrão permaneceu na terra de Haran três anos, e o Senhor apareceu a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Senhor que te trouxe diante de Casdim Ur, e entreguei-te das mãos a todos os teus inimigos.

4

E agora, portanto, se tu deres ouvidos a minha voz e guardardes os meus mandamentos, os meus estatutos e as minhas leis, então farei teus inimigos cair diante de ti, e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu, e eu enviarei a minha bênção sobre todas as obras de tuas mãos, e nada te faltará.

5

Levanta-te agora, toma tua mulher e todos pertencentes a ti e vai para a terra de Canaã e permanece lá, e eu lá te serei por Deus, e eu te abençoarei. E Abrão se levantou e tomou sua esposa e todos pertencentes, ele foi para a terra de Canaã, como o Senhor tinha dito a ele, e tinha Abrão 50 anos de idade, quando ele passou a Haran.

6

E Abrão chegou à terra de Canaã e habitou no meio da cidade, e lá ele armou sua tenda entre os filhos de Canaã, os habitantes da terra.

7

E o Senhor apareceu a Abrão, quando ele veio para a terra de Canaã, e disse-lhe: Esta é a terra que tenho dado a ti e à tua descendência depois de ti para sempre, e eu farei a tua descendência como as estrelas do céu, e eu darei à tua descendência por herança todas as terras que vês.

8

E Abrão construiu um altar no lugar onde Deus havia falado com ele, e Abrão invocou o nome do Senhor.

9

Naquele tempo, ao final de três anos de residência de Abrão na terra de Canaã, no ano em que Noé morreu, o ano quinquagésimo oitavo de Abraão, e todos os dias de Noé foram novecentos e cinquenta anos, e morreu.

10

E Abrão habitou na terra de Canaã, ele e sua mulher, e todos pertencentes dele, e todos aqueles que o acompanharam, juntamente com aqueles que se juntaram a ele do povo da terra; mas Naor, irmão de Abrão, e Tera, seu pai, e Ló, filho de Harã, e todos os seus pertencentes preferiram habitar em Harã.

11

No quinto ano de habitação de Abrão na terra de Canaã, as pessoas de Sodoma e Gomorra, e de todas as cidades da planície se revoltaram contra o poder de Quedorlaomer, rei de Elão, pois todos os reis das cidades da planície tinha servido a Quedorlaomer por doze anos, e deu-lhe um imposto anual, mas naqueles dias no décimo terceiro ano, eles se rebelaram contra ele.

12

E no décimo ano de habitação Abrão na terra de Canaã, houve guerra entre Ninrod, rei de Sinar e rei Quedorlaomer de Elão, e Nimrod veio para lutar com Quedorlaomer para dominá-lo.

13

Pois Quedorlaomer era naquele tempo um dos príncipes do exército de Nimrod, e quando todas as pessoas da torre foram dispersas, todas aquelas que não pereceram, foram espalhadas pela face da terra, e Quedorlaomer foi para a terra de Elão e reinou sobre ela e se rebelou contra seu senhor.

14

E, naqueles dias em que Nimrod viu que as cidades da planície haviam se rebelado, ele veio com orgulho e raiva para a guerra contra Quedorlaomer, e Nimrod reuniu todos os seus príncipes e reis, mais de 700.000 homens, e foram contra Quedorlaomer, e Quedorlaomer saiu para encontrá-lo com cinco mil homens, e eles se prepararam para a batalha no vale de Babel que é entre Elão e Sinar.

15

E todos os reis lutaram lá, e Ninrode e seu povo foram derrotados diante do povo de Quedorlaomer, e caíram dos homens de Ninrode cerca de 600 mil, e Mardon filho do rei caiu entre eles.

16

E Nimrod fugiu e retornou em vergonha e desgraça para a sua terra, e ele ficou sob sujeição a Quedorlaomer por um longo tempo, e Quedorlaomer voltou à sua terra e enviou os príncipes dele para os reis que habitavam em torno dele, a Arioque, rei de Elasar, e marésrei de Goyim, e fez um pacto com eles, e todos eles eram obedientes aos seus comandos.

17

E foi no décimo quinto ano de habitação Abrão na terra de Canaã, que é o septuagésimo ano da vida de Abrão, que o Senhor apareceu a Abrão, nesse ano disse para ele; eu sou o Senhor, que te tirei de Ur Casdim para te dar esta terra para herança.

18

Agora, pois, anda diante de mim e sê perfeito e guarda os meus mandamentos, porque a ti e a tua semente darei esta terra por herança, desde o rio Mitzraim até ao grande rio Eufrates.

19

E virás a teus pais em paz e em boa idade, e a quarta geração deve voltar aqui nesta terra e herdar-la para sempre, e Abrão construiu um altar, e ele invocou o nome do Senhor, que lhe apareceu, e ele trouxe sacrifícios sobre o altar ao Senhor.

20

Naquele tempo Abrão voltou e foi para Haran para ver seu pai e sua mãe, e a casa de seu pai, e Abrão e sua esposa e todos seus pertencentes e retornaram a Haran, e Abrão habitou em Haran cinco anos.

21

E muitos dos povos de Haran, cerca de 72 homens, seguiram Abrão e Abrão ensinou-lhes a instrução do Senhor e os seus caminhos, e ele ensinou-lhes a conhecer o Senhor.

22

E o Senhor apareceu a Abraão em Haran, e disse-lhe: Eis que eu te apareci a vinte anos dizendo.

23

Sai da tua terra, da tua terra natal e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei, para dá-la a ti e aos teus filhos, pois lá eu te abençoarei e farei de ti uma grande nação, e engrandecerei o teu nome, e em ti todas famílias da terra serão abençoadas.

24

Agora, pois, levanta-te e sai deste lugar, com tua esposa e tudo o que pertence a ti, e também cada um nascido em tua casa e todas as almas juntas em Haran, e sobe para voltares à terra de Canaã.

25

E Abrão levantou-se e levou sua esposa Sarai e todos pertencentes dele e todos os nascidos em sua casa e as almas que eles tinham juntado em Haran, e saíram para ir para a terra de Canaã.

26

E Abrão e voltou para a terra de Canaã, de acordo com a palavra do Senhor. E Ló, filho de seu irmão Haran foi com ele, e Abrão tinha setenta e cinco anos de idade quando ele saiu de Haran para voltar à terra de Canaã.

27

E ele veio para a terra de Canaã, segundo a palavra do Senhor a Abrão, e ele armou a sua tenda e habitou na planície de Manre, e com ele estava Ló, filho de seu irmão, e tudo que lhe pertencia.

28

E o Senhor novamente apareceu a Abrão e disse: à tua descendência darei esta terra, e lá ele construiu um altar ao Senhor, que lhe apareceu, que está ainda hoje, nas planícies de Manre.