E naquele tempo, Abraão partiu da planície de Manre, e foi para a terra dos filisteus, e habitou em Gerar, no ano vinte e cinco de sua peregrinação na terra de Canaã, e no ano do centenário da vida de Abraão, ele veio para Gerar, na terra dos filisteus.
E quando eles entraram na terra, disse a Sara, sua mulher, diz que és minha irmã, a qualquer aquele que te perguntar, a fim de que possamos escapar do mal dos habitantes desta terra.
E, como Abraão estava habitando na terra dos filisteus, os servos de Abimeleque, rei dos filisteus, viram que Sarah era extremamente bonita, e perguntaram a Abraão sobre ela, e ele disse: Ela é minha irmã.
E os servos de Abimeleque vieram a Abimeleque, dizendo: Um homem da terra de Canaã veio para habitar na terra, e ele tem uma irmã que é extremamente bela.
E Abimeleque ouviu as palavras de seus servos que elogiavam Sara diante dele, e Abimeleque enviou seus oficiais, e eles trouxeram Sara ao rei.
E Sarah chegou à casa de Abimeleque, o rei viu que Sarah era linda, e ela lhe agradou de sobremaneira.
E ele se aproximou dela e disse-lhe: Quem é o homem com quem tu vieste para a nossa terra? E Sara respondeu, e disse; "é meu irmão, e nós viemos da terra de Canaã para morar onde quer encontrar um lugar".
E Abimeleque disse a Sara: Eis que a minha terra está diante de ti, coloca teu irmão em qualquer parte desta terra que te agrade, e ele será exaltado acima de todo o povo da terra, uma vez que ele é teu irmão.
E Abimeleque chamou a Abraão, e Abraão, veio a Abimeleque.
E Abimeleque disse a Abraão: Eis que tenho dado ordens para que tu sejas bem tratado como tu desejas, por conta da tua irmã, Sara.
E Abraão saiu do rei com presentes do rei.
E ao fim da tarde, antes dos homens se deitarem para descansar, o rei estava sentado em seu trono, e um profundo sono caiu sobre ele, e ele se deitou no trono e dormiu até de manhã.
E ele sonhou que um anjo do Senhor veio a ele com uma espada desembainhada em sua mão, e chegou o anjo sobre Abimeleque, e queria matá-lo com a espada, e o rei estava aterrorizado em seu sonho, e disse ao anjo: Em que pequei contra ti para que tu venhas a matar-me com a tua espada?
E o anjo respondeu e disse a Abimeleque: Eis que tu morres por causa da mulher que tu ontem à noite trouxeste para tua casa, porque ela é uma mulher casada, a esposa de Abraão, que veio a tua casa, pois agora devolve ao homem a sua esposa, pois ela é a sua mulher, e se tu não o fizeres, fica sabendo que certamente morrerás, tu e todos os pertencentes a ti.
E a noite, houve um grande clamor na terra dos filisteus, e os habitantes viram a figura de um homem de pé com uma espada desembainhada em sua mão, e feriu os habitantes da terra com a espada, e continuou a feri-los.
E o anjo do Senhor feriu toda a terra dos filisteu, e foi uma grande confusão na noite e na manhã seguinte.
E cada útero estava fechado, e todos os seus órgãos, e a mão do Senhor estava sobre ele por causa de Sara, mulher de Abraão, a quem Abimeleque haviam tomado.
E de manhã, Abimeleque levantou-se com terror e confusão e com um grande temor, e ele chamou seus servos, e ele relatou seu sonho a eles, e as pessoas ficaram com muito medo.
E um homem de pé entre os servos do rei, respondeu ao rei, dizendo: Ó rei soberano, restaura esta mulher ao seu marido, pois ele é seu marido, assim aconteceu com o rei do Egito, quando este homem veio para o Egito.
E ele disse a respeito de sua esposa, minha irmã é, pois essa é a sua maneira de fazer quando ele vem morar numa terra em que ele é um estranho.
E enviou Faraó, e tomou esta mulher para sua mulher e o Senhor trouxe sobre ele graves pragas até que ele devolvesse a mulher ao marido.
Agora, pois, ó soberano rei, sabe que o que aconteceu ontem à noite por toda a terra, pois houve uma grande consternação e grande dor e lamentação, foi por conta da mulher que tu tomaste.
Restaura esta mulher ao seu marido, para que não se abata sobre nós como se fez a Faraó, rei do Egito, e seus súditos, e que não venhamos todos a morrer; e apressou-se Abimeleque e chamou Sara e Abraão diante dele.
E Abimeleque disse a eles, que é este trabalho que me fizeram, dizendo que vocês são irmãos, e eu tomei essa mulher para minha mulher?
Respondeu Abraão: Porque eu pensei que eu morreria por causa da minha mulher, e Então tomou Abimeleque ovelhas e vacas, e servos dos homens e servos e servas, e mil peças de prata, e ele deu a Abraão, e ele devolveu Sara para ele.
E Abimeleque disse a Abraão: Eis que toda a terra está diante de ti, habita nela onde quer que tu escolhas.
E Abraão e Sara sua esposa, saíram da presença do rei com honra e respeito, e ficaram na terra, em Gerar.
E todos os habitantes da terra dos filisteus e servos do rei ainda estavam com dor, através da praga que o anjo havia infligido sobre eles à noite toda por conta de Sara.
E Abimeleque falou a Abraão, dizendo: Ore agora por teus servos, para que o Senhor teu Deus cesse esta mortalidade de entre nós.
E Abraão orou por Abimeleque e seus súditos, e o Senhor ouviu a oração de Abraão, e ele curou Abimeleque e todos os seus súditos.