O livro de Jasar - Capitulo 27

Esaú mata Nimrode e dois de seus homens valentes

1

E Esaú, nesse tempo, depois da morte de Abraão, frequentemente entrava no campo para caçar.

2

E Nimrod rei de Babel, o mesmo foi Anrafel, também frequentemente ia com seus homens valentes para caçar no campo, e para andar com seus homens na viração do dia.

3

E Nimrod estava espiando Esaú todos os dias, pois um ciúme foi formado no coração de Nimrod contra Esaú.

4

E um dia, foi Esaú ao campo para caçar, e ele encontrou Nimrod andando no deserto, com seus dois homens.

5

E todos os seus homens valentes e seu povo estavam com ele no deserto, mas eles se afastaram a uma distância dele, e foram em diferentes direções para caçar, e Esaú escondeu de Nimrod, no deserto.

6

E Nimrod e seus homens que estavam com ele não o viram, e Nimrod e seus homens frequentemente iam ao campo no refrescar do dia, para saber onde seus homens estavam caçando.

7

E Nimrod e dois de seus homens que estavam com ele chegaram ao lugar onde eles estavam, quando Esaú saiu de repente de seu esconderijo, tirou a espada, apressou-se e correu para Nimrod e cortou-lhe a cabeça.

8

E Esaú travou uma luta desesperada com os dois homens que estavam com Nimrod, e quando eles gritaram por causa dele, Esaú voltou-se para eles e os feriu até a morte com sua espada.

9

E todos os homens valentes de Nimrod, que o tinham deixado para irem o deserto, ouviram o grito à distância, e eles conheciam as vozes desses dois homens, e eles correram para saber a causa disso, quando encontraram o seu rei e os dois homens que estavam com ele mortos no deserto.

10

E quando Esaú viu os homens valentes de Nimrod vindo à distância, ele fugiu, e assim, escapou, e Esaú tomou as vestes valiosas de Nimrod, que o pai de Nimrod tinha legado a Nimrod, e com a qual Nimrod prevaleceu sobre toda a terra, e ele correu e as escondeu em sua casa.

11

E Esaú tomou as vestes e correu para a cidade por causa dos homens de Nimrod, e ele veio à casa de seu pai cansado e exausto da luta, e ele estava pronto para morrer de tanta amargura, quando ele se aproximou de seu irmão Jacó e sentou-se diante dele.

12

E ele disse a seu irmão Jacó: Eis que vou morrer neste dia, para que me serve que o direito de primogenitura? E Jacó agiu sabiamente com Esaú nesta matéria, e Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó, pois isso vinha do Senhor.

13

E a parte de Esaú na caverna do campo de Macpela, que Abraão tinha comprado dos filhos de Hete, Esaú também vendeu a Jacó, e Jaco comprou tudo isso a seu irmão Esaú, pelo preço acertado.

14

E Jacó escreveu tudo isto num livro, e ele testemunhou o mesmo com testemunhas, e ele selou, e o livro permaneceu nas mãos de Jacob.

15

E quando Nimrod, filho de Cush morreu, seus homens levantaram-se e levaram-no consternados, e o sepultaram na sua cidade, e todos os dias que Nimrod viveu foram 215 anos e ele morreu.

16

E os dias que Nimrod reinou 185 anos, e Nimrod morreu pela espada de Esaú, em vergonha e desprezo, e a descendência de Abraão causou sua morte, como ele tinha visto em seu sonho.

17

E com a morte de Ninrode seu reino tornou-se dividido em muitas divisões, e todos aquelas partes em que Nimrod reinava, foram restauradas para os respectivos reis da terra, que fora recuperada depois da morte de Ninrod, e todas as pessoas da casa de Nimrod foram por um longo tempo escravizados por todos os outros reis da terra.