O livro de Jasar - Capitulo 3

Enoque

1

E viveu Enoch sessenta e cinco anos e gerou a Matusalém, e Enoch andou com Deus depois de ter gerado a Matusalém, e serviu ao Senhor, e desprezava os maus caminhos dos homens.

2

E a alma de Enoch foi envolvida na instrução do Senhor, no conhecimento e na compreensão, e ele sabiamente se afastou entre os filhos dos homens, e escondia-se deles por muitos dias.

3

E foi ao final de muitos anos, enquanto ele estava servindo ao Senhor e orando diante dele em sua casa, que um anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Eis-me aqui.

4

E ele disse: Levanta-te, sai da tua casa e do lugar onde tu estás escondido e aparece para os filhos dos homens, para que possas ensinar-lhes o caminho em que eles devem andar e as obras que devem realizar para entrarem nos caminhos de Deus.

5

E Enoch levantou-se de acordo com a palavra do Senhor, e saiu de sua casa, deixando seu lugar e a câmara em que ele estava escondido, foi ter com os filhos dos homens e ensinou-lhes os caminhos do Senhor, e na época reuniu os filhos dos homens instruí-os com a instrução do Senhor.

6

E ele ordenou que fosse proclamado em todos os lugares onde os filhos dos homens habitavam, dizendo: Onde está o homem que deseja conhecer os caminhos do Senhor e as boas obras? Venha a Enoch.

7

E todos os filhos dos homens que desejavam isso, juntaram-se a Enoch, e Enoch reinou sobre os filhos dos homens de acordo com a palavra do Senhor, e eles vieram e curvaram-se para ele e ouviram a sua palavra.

8

E o Espírito de Deus estava sobre Enoch, e ele ensinou a todos os seus a sabedoria de Deus e seus caminhos, e os filhos dos homens serviram ao Senhor todos os dias de Enoque, e eles vieram para ouvir a sua sabedoria.

9

E todos os reis dos filhos dos homens, tanto primeiros como últimos, juntamente com seus príncipes e juízes, vieram a Enoch, quando ouviram falar de sua sabedoria, e inclinaram-se a ele, e eles também pediram a Enoch que reinasse sobre eles, e ele consentiu.

10

E reuniram ao todo, 130 reis e príncipes, e eles fizeram Enoch rei sobre eles e eles estavam todos sob seu poder e comando.

11

E Enoque ensinou-lhes a sabedoria, o conhecimento, e os caminhos do Senhor, e ele fez a paz entre eles, e a paz estava sobre toda a terra durante a vida de Enoch.

12

E Enoque reinou sobre os filhos dos homens 243 anos, e ele fez justiça e justiça com todo o seu povo, e ele levou-os para os caminhos do Senhor.

13

E estas são as gerações de Enoch, Matusalém, Eliseu e Elimeleque, três filhos; e suas irmãs eram Melca e Nahmah, e Matusalém viveu 87 anos e ele gerou a Lameque.

14

E foi no ano quinquagésimo sexto da vida de Lameque quando Adão morreu; 930 anos de idade tinha ele em sua morte, e seus dois filhos, com Enoque e Matusalém, seu filho, o sepultaram com grande pompa, como no enterro de reis, na caverna que Deus lhe tinha dito.

15

E naquele lugar todos os filhos dos homens fizeram um grande luto e choraram por conta de Adão, tornando-se portanto um costume entre os filhos dos homens, até este dia.

16

Adão morreu porque comeu da árvore do conhecimento, ele e seus filhos, como o Senhor Deus tinha falado.

17

E foi no ano da morte de Adão, que foi os duzentos e quarenta e terceiro ano do reinado de Enoch, em que o tempo Enoch resolveu separar-se dos filhos dos homens e guardou o segredo para si mesmo como a primeira vez, a fim de servir ao Senhor.

18

E Enoch fez, mas não permanentemente deles, mas mantinha distância dos filhos dos homens por três dias e, em seguida, ia e juntava-se a eles por um dia.

19

E durante os três dias que ele estava em seu quarto, ele orava e adorava o Senhor seu Deus, e no dia em que ele ia e aparecia aos seus súditos, ele ensinava-lhes os caminhos do Senhor, e tudo o que lhe perguntavam sobre o Senhor, ele lhes respondia.

20

E ele o fez desta maneira por muitos anos, e depois passou a isolar-se seis dias, e aparecia ao seu povo um dia em cada sete, e depois uma vez em um mês, e depois uma vez em um ano, até que todos os reis, príncipes e filhos de homens procuraram por ele, e pediram novamente para ver o rosto de Enoch, e ouvir a sua palavra, mas eles não podiam, porque todos os filhos dos homens tinham medo de Enoch, e temiam aproximar-se dele por a Deus que estava sobre seu rosto; portanto, o homem não podia olhá-lo, temendo ser punido e morrer.

21

E todos os reis e príncipes resolveram reunir os filhos dos homens, para se chegarem a Enoch, pensando poder falar com ele no momento em que ele se aproximasse entre eles, e eles assim fizeram.

22

E chegou o dia em Enoch apareceu, e estando eles todos reunidos se chegaram a ele, e Enoch falou-lhes as palavras do Senhor, e ele ensinou-lhes sabedoria e conhecimento, e inclinaram-se diante dele e disseram: Que o rei viva! Que o rei viva!

23

E, em algum tempo depois, quando os reis e os príncipes e os filhos dos homens estavam falando a Enoch, e Enoch estava ensinando os caminhos de Deus, eis que um anjo do Senhor, então, chamando a Enoque do céu, quis trazê-lo para o céu para fazê-lo reinar lá sobre os filhos de Deus, como ele havia reinado sobre os filhos dos homens sobre a terra.

24

Quando naquele tempo Enoch ouviu isso ele foi e reuniu todos os habitantes da terra, e lhes ensinou sabedoria e conhecimento e deu-lhes instruções divinas, e ele disse-lhes: Tenho sido chamado a subir ao céu, portanto, eu não sei o dia da minha ida.

25

E por isso agora eu vou lhes ensinar sabedoria e conhecimento e vau dar-lhe instruções antes de eu vos deixar, em como agir sobre a terra em que vocês podem viver, e assim o fez.

26

E ensinava-lhes sabedoria e conhecimento, e deu-lhes instrução, e ele os reprovou, e ele colocou diante deles estatutos e julgamentos para fazer sobre a terra, e fez a paz entre eles, e ele ensinou-lhes a vida eterna, e habitou com eles algum tempo ensinando-lhes todas essas coisas.

27

E naquele tempo os filhos dos homens estavam com Enoch, e Enoch estava falando com eles, e levantaram os seus olhos, e viram uma semelhança de um grande cavalo que descia do céu, e o cavalo andava no ar;

28

E eles contaram a Enoch o que tinham visto, e Enoch disse-lhes: Por minha conta se faz este cavalo descer sobre a terra, o tempo é chegado quando em que eu devo me ir de vocês e eu não devo mais ser visto por vocês.

29

E nessa altura o cavalo desceu e estava diante de Enoch, e todos os filhos dos homens e Enoch o viram.

30

E Enoch, novamente ordenou que se proclamasse em voz alta, dizendo: Onde está o homem que se deleita em conhecer os caminhos do Senhor, seu Deus, que venha o dia de hoje a Enoch, antes que ele é seja retirado do nosso meio.

31

E todos os filhos dos homens convocados vieram a Enoch naquele dia, e todos os reis da terra com seus príncipes e conselheiros permaneceram com ele aquele dia, e Enoch, então, ensinou os filhos dos homens sabedoria e conhecimento, e deu-lhes instruções divinas, e ele lhes ordenou para que servissem ao Senhor e andassem nos seus caminhos todos os dias de suas vidas, e ele continuou afazer a paz entre eles.

32

E foi depois disso que ele se levantou e montou o cavalo, e ele saiu e todos os filhos dos homens foram atrás dele, cerca de 800 mil homens, que iam com ele de viagem de um dia.

33

E no segundo dia, ele lhes disse para voltarem para casa e para suas tendas, por que vocês me perseguem, talvez possam vir até morrer? E alguns deles se retiraram dele, e aqueles que permaneceram, foram com ele numa jornada de seis dias, e Enoch disse a eles todos os dias, para que retornassem às suas tendas, para que morressem, mas eles não estavam dispostos a voltar, e eles foram com ele.

34

E, no sexto dia alguns dos homens permaneceram e agarraram se a ele, e disseram-lhe: Nós vamos contigo até o lugar aonde tu vais, como vive o Senhor, só a morte vai nos separar.

35

E eles insistiram muito para ir com ele, e ele deixou de falar com eles, e eles foram atrás dele e não voltaram;

36

E quando os reis voltaram eles fizeram um censo, a fim de saber o número de homens restantes que foi com Enoque, e foi ao sétimo dia que Enoch subiu ao céu num redemoinho, com cavalos e carros de fogo.

37

E no oitavo dia, todos os reis que andavam com Enoch procuraram de volta o número de homens que estavam com Enoch, no lugar em que ele subiu ao céu.

38

E todos aqueles reis foram para o local e encontraram a terra lá cheia de neve, e sobre a neve havia pedras grandes de neve, e disseram uns aos outros: Vamos, quebremos as pedras grandes e vejamos talvez os homens que permaneceram com Enoch estejam mortos, e ele esteja agora sob as pedras de neve, e procuraram, mas não conseguiram encontrá-lo, pois ele tinha subido aos céus.