O livro de Jasar - Capitulo 36

Jacó e toda a sua família vai a Betel

1

Naquele tempo, o Senhor apareceu a Jacó, dizendo: Levanta-te, vai a Betel e lá permanece, e faz ali um altar ao Senhor que apareceu a ti, que te livrou a ti e a teus filhos da aflição.

2

E Jacó com seus filhos e todos os que pertenciam a ele, e veio a Betel, segundo a palavra do Senhor.

3

E Jacó tinha 99 anos de idade, quando ele subiu a Betel, e Jacó e seus filhos e todas as pessoas que estavam com ele, permaneceram em Betel, que é Luz, e ele lá construiu um altar ao Senhor, que lhe apareceu, e Jacó e seus filhos permaneceram em Betel seis meses.

4

Naquele tempo morreu Débora, a filha de Uz, a enfermeira de Rebeca, que tinha estado com Jacó, e Jacó enterrou-a em Betel, debaixo do carvalho que estava lá.

5

E Rebeca, filha de Betuel, a mãe de Jacó, morreu na época em Hebron, o mesmo é Kireath-Arba, e ela foi enterrada na caverna de Macpela, que Abraão tinha comprado dos filhos de Hete.

6

E a vida de Rebeca foi de 133 anos, e ela morreu e quando Jacó soube que sua mãe Rebeca estava morta, chorou amargamente por sua mãe, e fez um grande luto por ela, e por Débora enterrada debaixo do carvalho, e ele chamou o nome daquele lugar de Allon-bachuth.

7

E Labão, o sírio morreu naqueles dias, Deus o feriu pela a transgressão a aliança que existia entre ele e Jacó.

8

E Jacó era de cem anos de idade, quando o Senhor lhe apareceu, e abençoou-o e chamou o seu nome de Israel, e Raquel, esposa de Jacó concebeu naqueles dias.

9

E naquele tempo Jacó e todos os seus partiram de Betel para ir a casa de seu pai, em Hebron.

10

E enquanto eles estavam indo na estrada, e ainda faltava um pouco para chegar a Efrata, Raquel deu à luz um filho, e ela teve trabalho duro e ela morreu.

11

E Jacó a enterrou no caminho de Efrata, que é Belém, e ele pôs uma coluna sobre seu túmulo, que está lá até hoje, e os dias de Rachel foram 45 anos e ela morreu.

12

E chamou Jacó o nome de seu filho que nasceu de Rachel para ele, de Benjamin, porque ele nasceu para ele na terra da sua dextra.

13

E foi após a morte de Raquel, que Jacó armou a sua tenda na tenda de sua serva Bila.

14

E Rúben estava com ciúmes de Lia, sua mãe por conta disso, e ele estava cheio de raiva, e ele levantou-se em sua raiva e foi, e entrou na tenda de Bila e ele removeu dali a cama de seu pai.

15

E naquele tempo a parte do direito de nascença, em conjunto com os ofícios real e sacerdotal, foram removidos dos filhos de Rúben, pois ele havia profanado o leito de seu pai, e o direito de primogenitura foi dado a José, o ofício real a Judá, e o do sacerdócio a Levi, porque Rúben havia profanado o leito de seu pai.

16

E estas são as gerações de Jacó, que lhe nasceram em Padã-Arã, e os filhos de Jacó, foram 12.

17

Os filhos de Lia foram Rúben, o primogênito, e Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, e sua irmã Dinah, e os filhos de Raquel foram José e Benjamim.

18

Os filhos de Zilpa, serva de Lia, foram Gade e Aser, e os filhos de Bila, serva de Raquel, foram Dan e Naftali; estes são os filhos de Jacó, que nasceram em Padã-Arã.

19

E Jacó e seus filhos viajaram e vieram a Manre, que é Kireath-Arba, que está em Hebron, onde Abraão, Isaac, e Jacó com seus filhos e todos os que lhe pertenciam, morava com o pai em Hebron.

20

E seu irmão Esaú e seus filhos, e todos pertencentes a ele foram para a terra de Seir e habitaram ali, e tinha posses na terra de Seir, e os filhos de Esaú frutificaram e multiplicaram-se muito na terra de Seir.

21

E estas são as gerações de Esaú, que lhe nasceram na terra de Canaã, e os filhos de Esaú foram cinco.

22

E Ada deu à luz a Esaú, seu primeiro, Elifaz nascido, e também deu a ele Reuel, e Ahlibamah gerou para ele Jeús, Yaalam e Coré.

23

Estes são os filhos de Esaú, que lhe nasceram na terra de Canaã, e os filhos de Elifaz, filho de Esaú foram: Temã, Omar, Zefô, Gaetã, Quenaz e Amalex, e os filhos de Reuel foram Nachath, Zerach, Shamah e Mizá.

24

E os filhos de Jeús foram Timna, Alva, Jetheth, e os filhos de Yaalam foram Alah, Phinor e Quenaz.

25

E os filhos de Corá foram: Temã, Mibzar, Magdiel e Eram; estas são as famílias dos filhos de Esaú de acordo com seus ducados na terra de Seir.

26

E estes são os nomes dos filhos de Seir, horeu, habitantes da terra de Seir, Lotã, Sobal, Zibeão, Aná, Disã, Eser e Disom, sendo sete filhos.

27

E os filhos de Lotã foram Hori, Hemã e sua irmã Timna, que é Timna que veio a Jacó e seus filhos, e eles não quiseram dar ouvidos a ela, e ela foi e se tornou uma concubina de Elifaz, filho de Esaú, e ela deu a ele um filho Amaleque.

28

E os filhos de Sobal eram Alvan, Manaate, Ebal, Sefo e Onam, e os filhos de Zibeão eram Ajah, e Aná, e este foi Aná que encontrou o Yemim no deserto quando apascentava os jumentos de Zibeão, seu pai.

29

E enquanto ele estava alimentando os jumentos de seu pai, levou-os para o deserto em diferentes lugares para alimentá-los.

30

E houve um dia em que ele os trouxe para um dos desertos na costa do mar, em frente ao deserto do povo, e enquanto ele estava alimentando-os, eis uma forte tempestade veio do outro lado do mar e caiu sobre os jumentos que estavam se alimentando lá, e todos eles pararam.

31

E depois, cerca de 120 animais grandes e terríveis saíram do deserto do outro lado do mar, e todos eles vieram para o lugar onde os jumentos estavam, e colocaram-se lá.

32

E estes animais, da cintura para baixo, tinham a forma dos filhos dos homens, e de seu meio para cima, alguns tinham a semelhança de ursos, e alguns a semelhança de keephas, com caudas atrás deles de entre os seus ombros descendo ate o chão, como as caudas da ducheephath, e estes animais vieram e rodearam e montaram nos jumentos, e levaram-nos, e eles foram embora, até hoje.

33

E um desses animais aproximou-se de Aná e feriu-o com sua cauda, e depois fugiu daquele lugar.

34

E, quando viu esse trabalho ele temeu muito por sua vida, e fugiu, e escapou para a cidade.

35

E ele relatou a seus filhos e irmãos tudo o que tinha acontecido com ele, e muitos homens foram buscar os jumentos, mas não conseguiram encontrá-los, e Anás e seus irmãos nunca mais foram para aquele lugar, pois estavam com muito medo por suas vidas.

36

E os filhos de Aná, filho de Seir, foram Disom e sua irmã Ahlibamah, e os filhos de Disom foram Hendã, Esbã, Itrã e Querã, e os filhos de Eser eram Bilã, Zaavan e Akan, e os filhos de Disom foram Uz e Arã.

37

Estas são as famílias dos filhos de Seir, o horeu, de acordo com os seus ducados na terra de Seir.

38

E Esaú e seus filhos habitavam na terra de Seir, o horeu, o habitante daquela terra, e eles tinham posses nela e frutificaram e multiplicaram-se muito, e Jacó e seus filhos e todos os que lhes pertenciam, morava com seu pai Isaac, na terra de Canaã, como o Senhor ordenou a Abraão, seu pai.