O livro de Jasar - Capitulo 4

Matusalém. Noé

1

E todos os dias que Enoch viveu na Terra, foram 365 anos.

2

E quando Enoch subiu ao céu, todos os reis da terra se levantaram e tomaram Matusalém, seu filho, e ungiram-no, e fizeram com que ele reinasse sobre eles no lugar de seu pai.

3

Matusalém agiu retamente diante de Deus, como seu pai Enoch havia lhe ensinado, e ele também, durante toda a sua vida ensinou os filhos dos homens o conhecimento, sabedoria e o temor de Deus, e ele não se desviou do bom caminho nem para a direita nem para a esquerda.

4

Mas, nos últimos dias de Matusalém, os filhos dos homens se desviaram do Senhor, eles se corromperam na terra, roubaram e saquearam uns aos outros, e rebelaram-se contra Deus e eles transgredindo, se corromperam em seus caminhos, e não quisera mais ouvir a voz de Matusalém, mas rebelaram-se contra ele.

5

E o Senhor estava muito irado contra eles, e o Senhor continuou a destruir a semente naqueles dias, de modo que não havia nem se conseguia semear nem colher da terra.

6

Porque quando semeavam a terra a fim de que eles pudessem obter alimento para o seu apoio, eis que, espinhos e cardos eram produzidos para que não a semeassem.

7

E ainda os filhos dos homens não se converteram dos seus maus caminhos, e suas mãos estavam ainda estendidas para fazer o mal aos olhos de Deus, e eles provocaram o Senhor com os seus maus caminhos, e o Senhor se indignou muito, e se arrependeu de ter feito o homem.

8

E Ele pensou em destruir e aniquila-los e assim o fez.

9

Quando Lameque, filho de Matusalém tinha cento e sessenta anos de idade, Seth, filho de Adão morreu.

10

E todos os dias que viveu Seth, foram 912 anos, e morreu.

11

E Lameque com 180 anos de idade, quando ele tomou Ashmua como esposa, a filha de Elishaa, filho de Enoch seu tio, e ela concebeu.

12

E naquele tempo os filhos dos homens semearam a terra, e pouco de alimento foi produzido, mas ainda assim os filhos dos homens não se converteram dos seus maus caminhos, e eles se rebelaram contra Deus.

13

E a mulher de Lameque concebeu e lhe deu um filho naquele momento, ao fim de um ano.

14

Matusalém chamou-o Noé, dizendo: "A terra esteve em seus dias, em repouso e livre da corrupção", e Lameque seu pai chamou seu nome de Menachem , dizendo: "Este deve consolar-nos em nossos trabalhos e fadigas miseráveis na terra, que Deus havia amaldiçoado".

15

E o menino cresceu e foi desmamado, e andou nos caminhos de seu pai Matusalém, íntegro diante de Deus.

16

E todos os filhos dos homens se afastaram dos caminhos do Senhor naqueles dias, assim como eles se haviam multiplicado sobre a face da terra com filhos e filhas, e eles ensinaram uns aos outros suas práticas más e continuaram a pecar contra o Senhor.

17

E cada homem fez para si mesmo um deus, e roubaram e saquearam cada um a seu vizinho, assim como seu parente, e corromperam a terra, e a terra se encheu de violência.

18

E seus juízes e governantes entraram às filhas dos homens e tomaram suas esposas pela força de seus maridos de acordo com a sua escolha de cada um, e os filhos dos homens naqueles dias escolheram do gado da terra, dos animais do campo e das aves do céu, e ensinaram-lhes a mistura de animais de uma espécie com a outra, a fim de com isto provocar o Senhor, e Deus viu toda a terra e que estava corrompida, porque toda a carne havia corrompido seus caminhos sobre a terra, todos os homens e todos os animais.

19

E o Senhor disse, eu riscarei o homem que criei de sobre a face da Terra, sim desde o homem às aves do céu, juntamente com o gado e os animais que estão no campo, pois me arrependo de eu os ter criado.

20

E todos os homens que andaram nos caminhos do Senhor, haviam morrido já naqueles dias, diante do Senhor que trouxera o mal ao homem que Ele tinha declarado, mas isso vinha do Senhor, para que eles vissem mais o mal que o Senhor falou sobre os filhos dos homens.

21

E Noé achou Graça aos olhos do Senhor, e o Senhor o escolheu a ele e seus filhos para suscitar descendência deles sobre a face de toda a terra.