O livro de Jasar - Capitulo 45

Um relato das famílias dos filhos de Jacó

1

E foi nesse tempo, nesse ano, que é o ano da ida de José para Mitzraim (Egito) após seus irmãos terem vendido ele, que Ruben filho de Jacó foi para Timnah, e tomou-lhe como esposa Uliuram, a filha de Avi o cananeu, e ele veio a ela.

2

E Uliuram a esposa de Ruben concebeu e deu à luz, Hanoch, Palu, Chetzron e Carmi, quatro filhos; e Shamiul, seu irmão tomou sua irmã Dinah como esposa, e ela deu à luz para ele Memuel, Yamin, Ohad, Yachin e Zochar, cinco filhos.

3

E depois veio para Bunah, a mulher cananéia, a mesma Bunah quem Shamiul tomou em cativeiro da cidade de Shechem (Siquém), e Bunah era sua mulher antes de Dinah e servia à ela, e Shamiul veio a ela, e ela deu à luz Shául.

4

E Judá foi naquela época para Adulam, e ele veio a um homem de Adulam, e seu nome era Hirah, e Judá viu lá a filha de um homem de Canaan, e seu nome era Aliyath, filha de Shua, e ele a tomou como mulher e Aliyath deu à luz para Judá, Er, Onan e Shiloh; três filhos.

5

E Levi e Issachar foram para as terras do Oriente, e tomaram para si mesmos para esposas as filhas de Yobab, filho de Yoctan, filho de Eber; as esposas e Yobab, filho de Yoctan tiveram duas filhas; o nome do mais velha era Adinah e o nome da mais jovem era Aridah.

6

Levi tomou Adinah e Issachar tomou Aridah e eles vieram para a terra de Canaan para a casa de seu pai, e Adinah deu à luz para Levi, Gershon, Kehath e Merari; três filhos.

7

E Aridah deu à luz à Issachar, Tola, Puvah, Yob e Shomron, quatro filhos; e Dan foi para a terra de Moabe e tomou como esposa Aphlaleth, filha de Chamudan o moabita, e ele a trouxe à terra de Canaan.

8

E Aphlaleth era estéril, ela não tinha descendência, e O Senhor depois lembrou-se de Aphlaleth , a esposa de Dan e ela concebeu e deu à luz um filho, e ela chamou o seu nome de Chushim.

9

E Gad e Naftali foram a Haran e tomaram as filhas de Amuram, o filho de Uz, filho de Nahor, como esposas.

10

E estes são os nomes das filhas de Amuram; o nome da mais velha foi Merimah e o nome da mais jovem Uzith; Naftali tomou Merimah e Gad tomou Uzith; e levaram-nas para a terra de Canaan, para a casa do seu pai.

11

E Merimah gerou Yachzeel para Naftali, Guni, Yazer e Shalem, quatro filhos; e Uzith Gerou a Gad, Zephion, Chagi, Shuni, Ezbon, Eri, Arodi e Arali, sete filhos.

12

E Aser foi e tomou Adon, filha de Aphlal, filho de Hadad, filho de Ismael, como esposa, e ele trouxe-a à terra de Canaan.

13

E Adon, a esposa de Aser morreu naqueles dias: ela não dado a ele tinha nenhuma descendência; e foi depois da morte de Adon, que Aser passou para o outro lado do rio, e tomou como esposa Hadurah, a filha de Abimaul, filho de Eber, filho de Shuam (shem ou sem).

14

E a jovem era de uma aparência bonita e uma mulher sabia, e ela foi a esposa de Malkiul, filho de Elam, filho de Shuam (shem, ou sem).

15

E Hadurah deu à luz uma filha para Malkiul, e ele a chamou de Serach, e Malkiul morreu após isso, e Hadurah permaneceu na casa de seu pai.

16

E depois da morte da esposa em Aser, ele tomou Hadurah como esposa, e a trouxe para a terra de Canaan, e Serach sua filha, também a trouxe, e ela tinha treze anos de idade, e a donzela foi trazida para a casa de Jacó.

17

E a donzela era de uma aparência bonita, e ela andou nos caminhos dos filhos de Jacó; e não lhe faltava nada, e O Senhor deu-lhe sabedoria e compreensão.

18

E Hadurah a esposa de Aser concebeu e deu à luz, Yimnah, Yishvah, Yishvi e Beriah; quatro filhos.

19

E Zebulom foi a Midian e tomou como esposa Merishah, a filha de Molad, o filho de Abida, filho de Midian e a trouxe à terra de Canaan.

20

E Merushah gerou Sered a Zebulom, Elon e Yachleel; três filhos.

21

E Jacó enviou para Aram, filho de Zoba, filho de Terah, e ele tomou para seu filho Benjamin, Mechalia, filha de Aram, e ela veio para a terra de Canaan para casa de Jacó; e Benjamin tinha dez anos quando ficou com Mechalia, a filha de Aram como esposa.

22

E Mechalia concebeu e gerou para Benjamin, Bela, Becher, Ashbel, Gera e Naaman, cinco filhos; e Benjamin tomou depois como esposa Aribath, a filha de Shomron, filho de Abruham, de sua primeira esposa, e ela tinha dezoito anos de idade, e gerou para Benjamin, Achi, Vosh, Mupim, Chupim e Ord; cinco filhos.

23

E naqueles dias Judá foi à casa de Shuam (shem) e tomou Tamar a filha de Elam, o filho de Shuam (shem), como esposa para seu primeiro filho Er.

24

E Er veio a sua esposa Tamar, e ela tornou-se sua esposa, e quando ele chegou a ela, ele desperdiçava sua semente, e seu trabalho foi mau aos olhos do Senhor, e o Senhor o matou.

25

E foi depois da morte de Er, o primogénito de Judá, que Judá disse à Onan: toma a esposa do teu irmão, e se case com ela como o parente próximo, e levante a semente para o teu irmão.

26

Onan tomou Tamar como esposa, e ele veio a ela, Onan também fez igual ao trabalho de seu irmão, e seu trabalho foi mau aos olhos do Senhor, e Ele também o matou.

27

E quando Onan morreu, Judá disse à Tamar: Permanece na tua casa de teu pai, até que meu filho Shiloh esteja crescido; e Judá não teve mais nenhum prazer em Tamar, para dar-lhe a Shiloh, pois ele disse: Porventura também acabará morrendo como seus irmãos.

28

E Tamar permaneceu na casa de seu pai, e Tamar ficou na casa do pai algum tempo.

29

E no final do ano, Aliyath a esposa de Judá morreu; e Judá foi consolado por sua esposa, e após a morte de Aliyath, Judá subiu com seu amigo Hirah para Timnah, para negociar suas ovelhas.

30

E Tamar ouviu que Judá tinha subido para Timnah para negociar as ovelhas, e que Shiloh estava crescido, e Judá não se agradava mais dela.

31

E Tamar retirou as peças de vestuário de sua viuvez, e ela colocou uma roupas sobre ela, e ela cobriu-se inteiramente, e ela foi e sentou-se na via pública, na estrada para Timnah.

32

E Judá passou e a viu, e levou-a, e ele tomou a ela, e ela concebeu por Ele, e no momento do nascimento, eis que haviam gêmeos em seu ventre, e ele chamou o nome do primeiro Perez e o nome do segundo Zarah.