O livro de Jasar - Capitulo 47

Isaac abençoa seus dois filhos e morre

1

E Isaac, filho de Abraão vivia naqueles dias na terra de Canaan; Ele estava com cento e oitenta anos de idade, e Esaú seu filho, o irmão de Jacó estava na terra de Edom, ele e seus filhos tinham posses entre os filhos de Seir

2

E Esaú ouviu que o tempo de seu pai estava findando-se à morte, e ele e seus filhos e sua casa, vieram a terra de Canaan, a casa do seu pai, e Jacó e seus filhos saíram do local onde eles habitavam em Hebron, e todos eles vieram a seu pai Isaac, e encontraram Esaú e seus filhos na tenda.

3

Jacó e seus filhos sentaram-se diante de seu pai Isaac, e Jacó estava ainda de luto por seu filho José.

4

E Isaac disse a Jacó: Traga-me aqui teus filhos e eu os abençoarei; e Jacó e trouxe seus onze filhos diante de seu pai Isaac.

5

E Isaac colocou suas mãos sobre todos os filhos de Jacó, e ele pego-os e abraçou-os e beijou-os um por um, e Isaac abençoou-os naquele dia, e ele disse-lhes: Que possa o Criador de vossos pais vos abençoar e aumentar tuas sementes como as estrelas do céu em grande número.

6

E Isaac abençoou também os filhos de Esaú, dizendo: Que possa Deus fazer vocês serem um pavor e um terror para todos que estivem diante de vocês e todos os vossos inimigos.

7

E Isaac chamou Jacó e seus filhos, e todos eles vieram e sentaram-se diante de Isaac, e ele disse a Jacó: Deus Criador de toda a terra disse a mim; À tua semente Eu darei esta Terra como uma herança, se tuas crianças mantiverem meus estatutos, e caminhos, e eu executarei a eles o juramento que eu jurei que teu pai Abraão.

8

Agora, portanto, meu filho, ensina a teus filhos e as tuas crianças a temer a Deus e a andarem no bom caminho que agradará ao Deus Criador, para se manterem nos caminhos do Senhor e seus estatutos, e O Senhor também manterá sua aliança com Abraão, e vai fazer o bem com vocês e suas sementes todos os dias.

9

E quando Isaac terminou as instruções à Jacó e seus filhos, ele entregou o espírito e morreu.

10

E Jacó e Esaú caíram sobre o rosto de seu pai Isaac e choraram, e Isaac tinha cento e oitenta anos de idade quando morreu na terra de Canaan, em Hebron, então seus filhos o levaram para a caverna de Macpela, que tinha sido comprada por Abraão dos filhos de Het, como possessão de um local para enterros.

11

E todos os reis da terra de Canaan foram com Jacó e Esaú para enterrar Isaac, e todos os reis de Canaan mostraram grande honra à Isaac em sua morte.

12

E os filhos de Jacó e os filhos de Esaú foram descalços sobre todo o caminho, andando e lamentando até que chegaram à Kireath-arba.

13

E Jacó e Esaú enterraram seu pai Isaac na caverna de Macpela, que é em Kireath-arba em Hebron, e eles enterraram-no com grande honra, como no funeral de Reis.

14

E Jacó e seus filhos, e Esaú e seus filhos, e todos os reis de Canaan fizeram um luto grande e pesado, e eles enterraram-no e fizeram muitos dias de luto por ele.

15

E Isaac, deixou seu gado e suas posses e todos os que pertenciam a ele paras seus filhos; e Esaú disse à Jacó:Eis que eu peço a ti, tudo o que nosso pai deixou vamos dividir em duas partes, e eu terei a escolha; e Jacódisse: Vamos fazê-lo.

16

E Jacó tomou tudo que Isaac deixou na terra de Canaan, o gado e a propriedade, e ele colocou-o em duas partes diante de Esaú e seus filhos, e ele disse: Esaú, eis que tudo isto esta diante de ti, escolhe tu mesmo a metade que tu queres tomar.

17

E Jacó disse à Esaú: Ouve, eu peço-te, o que vou falar a ti: O Senhor do céu e da terra falou a nossos pais Abraão e Isaac dizendo: À tua semente, dou desta terra como herança para sempre.

18

Agora, portanto, tudo o que nosso pai deixou está diante de ti, e eis que toda a terra está diante de ti; Escolhe tu o que tu desejares.

19

Se tu desejares a terra inteira toma-a para ti e teus filhos para sempre, e se tu desejas as riquezas leva-as para ti, e eu tomarei esta terra para mim e para meus filhos para herdá-la para sempre.

20

E Nebayoth, filho de Ismael, estava na terra com seus filhos, e Esaú o consultou, dizendo:

21

Tem, portanto, Jacó dito à mim, e assim ele me respondeu, agora dá-me teu conselho e ouvirei.

22

E Nebayoth disse: O que é isto que Jacó disse à ti? Eis que todos os filhos de Canaan vivem com segurança em suas terras, e Jacó disse que irá herdá-la com sua semente todos os dias.

23

Vá agora, e pega as riquezas de teu pai e deixa Jacó teu irmão na terra, como ele tem falado.

24

Esaú levantou-se e voltou a Jacó, e fez tudo o que Nebayoth, o filho de Ismael tinha aconselhado; e Esaú tomou todas as riquezas que isaac tinha deixado, os servos, as bestas, o gado e todas as riquezas; e ele não deu nada ao seu irmão Jacó; e Jacó tomou toda a terra de Canaan, do rio Mitzraim (Egipto) até ao rio Eufrates, e ele o tomou como posse eterna para seus filhos e para sua semente depois dele para sempre.

25

Jacó também tirou a seu irmão Esaú, a caverna de Macpela, em Hebron, que Abraão havia comprado de Ephron como possessão de um local de enterro, para ele e sua semente para sempre.

26

E Jacó escreveu no livro de compra, e assinou-o, e ele testemunhou tudo isso com quatro testemunhas fiéis.

27

E estas são as palavras que Jacó escreveu no livro, dizendo: A terra de Canaan e todas as cidades dos Hititas, os heveus, os jebuseus, amorreus, perizeus e os girgaseus, e as sete nações do rio Mitzraim até o rio Eufrates.

28

E a cidade de Hebron Kireath-arba e a caverna que está nela, tudo comprou Jacó de seu irmão Esaú por valor, e possessão como herança para sua semente depois dele para sempre.

29

E Jacó levou o livro da compra e da assinatura, e ele colocou-os em um recipiente de barro para que eles pudessem permanecer por muito tempo, e ele os entregou nas mãos de seus filhos.

30

Esaú tomou tudo que seu pai tinha deixado a eles depois da morte, de seu irmão Jacó e ele levou todos os bens, de homem e bestas, camelos e burros, bois e cordeiros, prata e ouro, pedras e obdélio e todas as riquezas que pertenciam a Isaac, filho de Abraão; não houve nada que Esaú não tomasse para si, de tudo o que Isaac tinha deixado após sua morte.

31

E Esaú levou tudo isso, e ele e seus filhos foram para casa para a terra de Seir o horeu, longe de seu irmão Jacó e seus filhos.

32

E Esaú tinha posses entre os filhos de Seir, e não retornou à Terra de Canaan depois desse dia.

33

E toda terra de Canaan tornou-se uma herança aos filhos de Israel como herança eterna, e Esaú com todos os seus filhos herdaram a montanha de Seir.