O livro de Jasar - Capitulo 5

Matusalém e Noé pregam o arrependimento

1

E foi no ano octogésimo quarto da vida de Noé, que Enoque, filho de Seth morreu, e ele tinha 905 anos de idade na sua morte.

2

E, no ano 179 da vida de Noé, Cainã, filho de Enos morreu, e todos os dias de Cainã foram novecentos e dez anos, e ele morreu.

3

E no ano 234 de Noé, o filho de Mahlallel, Cainã morreu, e os dias de Mahlallel foram 895 anos, e ele morreu.

4

E Jared, filho de Mahlallel morreu naqueles dias, no tricentésimo trigésimo sexto da vida de Noé, e todos os dias de Jarede foram 962 anos, e ele morreu.

5

E todos que seguiam o Senhor morreram naqueles dias, antes de ver o mal que Deus ia trazer sobre a terra.

6

E, após o decurso de muitos anos, no ano 480 da vida de Noé, quando todos os homens, que seguiram o Senhor tinha morrido, e apenas Matusalém restava, falou Deus a Noé e a Matusalém, dizendo:

7

Falai, e anunciai aos filhos dos homens, dizendo: Assim diz o Senhor, arrependam-se de seus maus caminhos e abandonem as suas obras, e o Senhor arrepender-se-á do mal que ele declarou a fazer contra vocês, de modo que não aconteça.

8

Pois assim diz o Senhor: Eis que eu irei dar um período de 120 anos, para se arrependerem e abandonarem seus maus caminhos, então, eu também afastarei o mal que falei contra vós, e não acontecerá, diz o Senhor.

9

E Noé e Matusalém falaram todas as palavras do Senhor para os filhos dos homens, dia após dia, constantemente falando com eles.

10

Mas os filhos dos homens não deram ouvidos a eles, nem inclinaram os seus ouvidos às suas palavras, e foram de dura cerviz.

11

E o Senhor concedeu-lhes um período de 120 anos, dizendo que, se eles se arrependessem, então Deus se arrependeria do mal, de modo a não destruir a terra.

12

Noé, filho de Lameque absteve-se de tomar uma esposa naqueles dias, para gerar filhos, porque ele disse: Certamente agora Deus vai destruir a Terra, por que será que devo gerar filhos?

13

E Noé era um homem justo, ele era perfeito em sua geração, e que o Senhor o escolheu para suscitar descendência a partir de sua semente sobre a face da terra.

14

E o Senhor disse a Noé: Toma para ti uma esposa, e gera filhos, pois você tem sido justo diante de mim nesta geração.

15

E tu produzirás semente, e teus filhos contigo, no meio da terra, e Noé tomou uma mulher, ele escolheu Naamah filha de Enoque, e ela tinha quinhentos e oitenta anos de idade.

16

E tinha Noé 498 anos de idade, quando ele tomou Naamah, para sua mulher.

17

E Naamah, concebeu e deu à luz um filho, e chamou o seu nome Jafé, dizendo: "Deus ampliou-me na terra", e ela concebeu outra vez e deu à luz um filho, e chamou o Shem, dizendo: "Deus me fez um remanescente, para levantar semente no meio da terra".

18

E tinha Noé 502 anos de idade, quando Naamah gerou Shem, e os meninos cresceram e andaram nos caminhos do Senhor, em tudo o que Matusalém e Noé seu pai ensinou a eles.

19

E Lameque pai de Noé morreu naqueles dias, mas na verdade ele não andava com todo a seu coração nos caminhos de seu pai, e ele morreu no ano cento e noventa e cinco da vida de Noé.

20

E todos os dias de Lameque foram 770 anos, e morreu.

21

E todos os filhos dos homens que conheciam o Senhor morreram nesse ano diante do Senhor antes de trazer o mal sobre eles, de modo a não contemplarem o mal que Deus traria sobre os seus irmãos e parentes, como Ele tinha tão declarado que faria.

22

Nesse tempo, o Senhor disse a Noé e Matusalém, ide adiante e proclamai aos filhos dos homens todas as palavras que eu falei para você nesses dias, porventura, para ver se se convertem de seus maus caminhos, e eu, então, arrepender-me-ei do mal e não o executarei.

23

E Noé e Matusalém, se levantaram em pé, e disseram aos ouvidos dos filhos dos homens, tudo o que Deus havia falado a respeito deles.

24

Mas os filhos dos homens não deram ouvidos, nem se quer eles se inclinaram as suas declarações.

25

E foi depois disso que o Senhor disse a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim, em conta de suas más ações, e eis que vou destruir a terra.

26

E tomarás para ti madeira de gofer, e vai a tal lugar e faz uma grande Arca, e coloca-a nesse ponto.

27

E assim farás isso; trezentos côvados o seu comprimento, 50 côvados de largura e 30 côvados de altura.

28

E farás para ti uma porta aberta, a seu lado, e para um acabamento um côvado acima, e cobre-o por dentro e por fora com betume.

29

E eis que trarei as águas do dilúvio sobre a terra, e toda a carne será destruída, a partir dos céus tudo o que está sobre a terra perecerá.

30

E tu e a tua casa deverão ir e reunir dois pares de todas as coisas vivas, machos e fêmeas, e os trarás para a arca, para levantar semente deles sobre a terra.

31

E reúne tudo o que seja comestível para todos os animais, que pode servir de alimento parati e para eles.

32

E tu escolhe para teus filhos três donzelas, das filhas dos homens, e elas serão esposas para teus filhos.

33

E Noé levantou-se, e ele fez a arca, no lugar onde Deus lhe havia ordenado.

34

Noé tinha quinhentos e noventa anos quando começou a fazer a arca, e ele fez a arca em cinco anos, tal como o Senhor tinha ordenado.

35

Então Noé levou as três filhas de Eliaquim, filho de Matusalém, como esposas para seus filhos, como o Senhor ordenara a Noé.

36

E foi o tempo em que Matusalém, filho de Enoch morreu, com 960 anos de idade.