O livro de Jasar - Capitulo 55

O senhor ordena a Jacó para ir ao Egito

1

E depois disto Jacó disse: Vou ir e ver o meu filho em Mitzraim (Egipto) e em seguida, voltarei para a terra de Canaã no que Deus disse a Abraão, porque eu não posso deixar a terra do meu local de nascimento.

2

Eis que a palavra de Deus veio-lhe, dizendo: Vá para Mitzraim (Egipto) com toda a tua casa, e permaneçam lá, não tenham medo de descer para Mitzraim (Egipto) pois lá o farei uma grande nação.

3

E Jacó disse dentro de si mesmo: Vou ir e ver o meu filho se o temor de seu Deus esta ainda em seu coração por causa do povo de Mitzraim (Egipto).

4

E Deus disse a Jacó: Não temas por José, pois ele ainda mantém sua integridade a me servir, como será bem visto diante de ti; e Jacó exultou excessivamente por seu filho.

5

Naquela época Jacó mandou seus filhos e família irem para Mitzraim (Egipto), de acordo com a palavra de Deus a ele, e Jacó levantou-se com seus filhos e seu agregado familiar, e ele saiu da terra de Canaã, de Beershebah (Berseba), com alegria e felicidade no coração, e eles foram para a terra de Mitzraim (Egipto).

6

E veio passar quando eles estavam perto de Mitzraim (Egipto), Jacó enviou Judá antes dele até José que ele pudesse mostrar-lhe a situação em Mitzraim (Egipto), e Judá fez de acordo com a palavra de seu pai, e ele apressou-se e correu e veio a José, e eles deram para eles um lugar na terra de Goshen para toda sua família, e Judá retornou e veio ao longo da estrada a seu pai.

7

E José tomou a carruagem, e ele reuniu todos os seus homens poderosos e seus servos, e todos os oficiais de Mitzraim (Egipto) para ir encontrar-se com seu pai Jacó, e um mandato de José foi proclamado em Mitzraim (Egipto), dizendo: Todos os que não forem conhecer Jacó morrerão.

8

E no dia seguinte José saiu por toda Mitzraim (Egipto) um grande e poderoso exército, todos vestidos com roupas de linho fino e púrpura e com instrumentos de ouro e prata e com seus instrumentos de guerra com eles.

9

E todos foram encontrar Jacó com todos os tipos de instrumentos musicais, com bateria e tamborins, aspergindo mirra e aloés ao longo da estrada, e eles foram segundo sua moda, e a terra chocou com seus gritos.

10

E todas as mulheres de Mitzraim (Egipto) foram sobre os telhados de Mitzraim (Egipto) e sobre as paredes para conhecer Jacó, e sobre a cabeça de José estava uma coroa régia do faraó, faraó tinha enviado -lhe para colocar no momento que estivesse indo encontrar seu pai.

11

E quando José estava entre cinquenta cúbitos de seu pai, ele desceu da carruagem, e ele caminhou em direção a seu pai, e quando todos os oficiais de Mitzraim (Egipto) e seus nobres viram que José tinha ido a pé em direção a seu pai, eles também foram e andaram a pé em direção a Jacó.

12

E quando Jacó se aproximou dos soldados de José, Jacó observou os soldados que estavam vindo em direção a ele com José e gratificou-o muito, e Jacó ficou espantado com eles.

13

E Jacó disse a Judá: Quem é este homem que vejo no exército de Mitzraim (Egipto) vestido em traje majestoso, com uma roupa muito vermelha, e uma coroa real sobre sua cabeça, que desceu de sua carruagem e está vindo em direção a nós? e Judá respondeu a seu pai,dizendo: Ele é o teu filho José o rei! E Jacó exultou em ver a honra do seu filho.

14

E José veio a seu pai, e ele curvou-se diante de seu pai, e todos os homens do exército curvaram-se no chão com ele, diante de Jacó.

15

E eis que Jacó correu a seu filho José, e caiu sobre seu pescoço, e beijou-o, e eles choraram, e José também abraçou seu pai e beijou-o, e eles choraram, e todas as pessoas de Mitzraim (Egipto) choraram com eles.

16

Jacó disse a José, agora eu vou morrer com alegria depois ter visto tua face, pois tu ainda vives e com honra.

17

E os filhos de Jacó e suas esposas e seus filhos e seus servos e todos os da casa de Jacó choraram muito com José, e beijaram-no e choraram muito com ele.

18

E José e todos do seu povo voltaram então mais tarde para casa em Mitzraim (Egipto), e Jacó e seus filhos e todos os filhos do seu agregado familiar, vieram com José para Mitzraim (Egipto), e José colocou-os na melhor parte de Mitzraim (Egipto), na terra de Goshen.

19

E José disse a seu pai e seus irmãos: Vou ir e dizer a faraó, assim: Meus irmãos e a casa do meu pai e todos os que pertencem a eles, vieram até mim,e e eis que eles estão na terra de Goshen.

20

E José assim fez, e tomou seus irmãos Ruben, Issachar Zebulom e seu irmão Benjamim e ele colocou-os diante de faraó.

21

E José falou a faraó, assim: Meus irmãos e a casa do meu pai e todos que lhes pertençam, juntamente com seus rebanhos e gado que vieram a mim da terra de Canaã, para permanecer em Mitzraim (Egipto); pois a fome está severa sobre eles.

22

E o faraó disse a José: Coloque teu pai e irmãos na melhor parte da terra, não lhe prive de nada do que é bom, e levá-los a comer da gordura da terra.

23

E José respondeu, dizendo: Eis que eu os coloquei na terra de Goshen, pois eles são pastores, portanto que eles permanecem em Goshen para alimentar seus rebanhos longe dos mitzri (egípcios).

24

E faraó disse a José: Faça para teus irmãos tudo o que eles disserem a ti; e os filhos de Jacó curvaram-se diante de faraó, e eles saíram em paz, e José depois trouxe seu pai diante de faraó.

25

E Jacó veio e curvou-se diante de faraó, e Jacó abençoou faraó, e ele então saiu; e Jacó e todos os seus filhos e sua família moraram na terra de Goshen.

26

No segundo ano, que é o ano cento e trinta da vida de Jacó, José manteve seu pai e seus irmãos e o seu agregado familiar, com pão de acordo com os mais pequenos, todos os dias da fome; nada lhes faltou.

27

E José deu-lhes a melhor parte da terra inteira; o melhor de Mitzraim (Egipto) tiveram em todos os dias de José; e José também deu-lhes a todos da casa de seu pai, roupas e vestuário de ano para ano; e os filhos de Jacópermaneceram com segurança em Mitzraim (Egipto) todos os dias do seu irmão.

28

E Jacó sempre comeu na mesa de José, Jacó e seus filhos não deixaram a mesa de José dia ou noite, além das crianças de Jacó que comiam em suas casas.

29

E toda Mitzraim (Egipto) comeu pão durante os dias da fome da casa de José, pois todos os mitzri(egípcios) venderam tudo que lhes pertenciam devido à fome.

30

E José comprou todas as terras e campos de Mitzraim (Egipto) para faraó, e José forneceu pão para Mitzraim (Egipto) todos os dias da fome, e José recolheu a prata e o ouro que vinham até ele por milho que eles compraram em toda a terra, e ele acumulará muito ouro e prata, além de uma quantidade de pedras de ônix, bdellium e vestuário valioso que eles traziam a José de todas as partes da terra quando seu dinheiro foi gasto.

31

E José tomou a prata e o ouro que entrou em sua mão, cerca de setenta e dois talentos de ouro e prata e também pedras de ônix e bdellium em grande abundância, e José pegou e o ocultou em quatro partes, e ele escondeu uma parte no deserto perto do mar vermelho, e uma parte no rio Perath e a terceira e quarta parte ele escondeu no deserto oposto ao deserto da Pérsia e dos Medos.

32

E pegou uma parte de ouro e prata que foi deixado, e deu para todos os seus irmãos e a toda casa de seu pai, e as mulheres da casa de seu pai, e o resto ele trouxe para a casa de faraó, cerca de vinte talentos de ouro e prata.

33

E José deu todo o ouro e prata que permaneceram a faraó, e colocou-o no Tesouro de faraó, e os dias da fome cessaram depois disto na terra, e eles semearam e colheram na terra inteira, e eles obtiveram sua quantidade usual por ano; e não lhes faltava nada.

34

E José habitou com segurança em Mitzraim (Egipto), e a terra inteira estava sob seus conselhos, e o seu pai e todos os seus irmãos habitavam na terra de Goshen, e tomaram posse dela.

35

E José ficou muito velho, e avançado em dias, e seus dois filhos, Efraim e Manassés, mantiveram-se constantemente na casa de Jacó, juntamente com as crianças dos filhos de Jacó seus irmãos, para aprenderem os caminhos do Senhor (Yaohuh) e a sua lei.

36

E Yaohuhcaf (Jacó) e seus filhos habitaram na terra de Mitzraim (Egipto), na terra de Goshen, e eles tomaram posse da mesma, e eles foram frutíferos e multiplicaram-se nela.