O livro de Jasar - Capitulo 62

Guerras e contendas das nações da África I

1

No ano de setenta e nove dos Israelitas no Egipto, morreu Ruben o filho de Jacó, na terra do Egipto; Ruben tinha cento e vinte e cinco anos de idade quando ele morreu, e eles colocaram-no em um caixão, e ele foi dado nas mãos de seus filhos.

2

E no ano oitenta, morreu seu irmão Dan; Ele tinha cento e vinte anos na sua morte, e ele também foi colocado em um caixão, e dado nas mãos de seus filhos.

3

Naquele ano morreu Chusham rei de Edom, e depois dele reinou Hadad, filho de Bedad, por trinta e cinco anos, e no ano oitenta e um, morreu Issachar, o filho de Jacó, e Issachar tinha cento e vinte e dois anos de idade no momento da sua morte, e ele foi colocado em um caixão no Egipto e entregue nas mãos de seus filhos.

4

E no ano de oitenta e dois, Asher, seu irmão, morreu, ele tinha cento e vinte e três anos de idade no momento da sua morte, e ele foi colocado em um caixão no Egipto e foi dado nas mãos de seus filhos.

5

E no ano de oitenta e três, morreu Gad, ele tinha cento e vinte e cinco anos de idade em sua morte, e ele foi colocado em um caixão no Egipto e foi dado nas as mãos de seus filhos.

6

E aconteceu no ano de oitenta e quatro, que é o ano cinquenta do reinado de Hadad, filho de Bedad, rei de Edom, que Hadad reuniu todos os filhos de Esaú, e ele tinha todo o seu exército em prontidão, cerca de quatrocentos mil homens, e eles dirigiram-se para a terra de Moabe, e eles foram para lutar com Moabe e torná-los tributados a eles.

7

E os filhos de Moabe souberam disto, e eles tiveram muito medo, e foram aos filhos de Midian para ajudá-los a lutar com Hadad, filho de Bedad, rei de Edom.

8

E Hadad veio a terra de Moabe, e Moabe e os filhos de Midian saíram para encontrá-los, e eles colocaram-se em posição de batalha contra ele no campo de Moabe.

9

E Hadad lutou com Moabe e lá ficaram dos filhos de Moabe e Midian, mortos, cerca de duzentos mil homens.

10

E a batalha foi muito ruim para Moabe, e quando os filhos de Moabe viram que estavam perdendo a batalha enfraqueceram as mãos e viraram as costas, e partiram deixando os filhos de Midian continuar a batalha.

11

E os filhos de Midian não sabiam das intenções de Moabe, mas eles reforçaram-se em batalha, e lutaram com Hadad e todo seu exército, e toda Midian caiu diante dele.

12

E Hadad derrotou Midian em uma pesada batalha, e ele matou-os ao fio da espada, e não deixaram remanescentes daqueles que vieram para ajudar Moabe.

13

E quando todos os filhos de Midian tinham perecido na batalha, e os filhos de Moabe tinham escapado, Hadad fez Moabe pagar-lhes tributos, e ficaram sob sua mão, e eles deram um imposto anual como foi ordenado, e Hadad virou-se e voltou à sua terra.

14

E na vidara do ano, quando o resto do povo de Midian que estava na terra ouviu que todos os seus irmãos tinham caído na batalha com Hadad por causa de Moabe, porque os filhos de Moabe tinham virado as costas em batalha e deixaram Midian para lutar sozinhos, então cinco dos príncipes de Midian resolveram com o resto de seus irmãos que permaneceram na terra, ir lutar contra Moabe para vingar a causa de seus irmãos.

15

E os filhos de Midian foram a todos os seus irmãos, e os filhos do Leste e todos os seus irmãos, todos os filhos de Keturah, para virem ajudar Midian a lutar contra Moabe.

16

E os filhos de Moabe souberam disto, e eles tiveram muito medo, pois todos os filhos do Oriente reuniram-se contra eles para a batalha, e os filhos de Moabe enviaram um memorial para a terra de Edom, para Hadad filho de Bedad, dizendo:

17

Venham agora até nós, e ajuda-nos, e nós derrotaremos Midian, pois todos eles reuniram-se e estão vindo contra nós, com todos os seus irmãos, os filhos do Oriente, à batalha, para vingar a causa de Midian que caiu na batalha.

18

E Hadad, filho de Bedad, rei de Edom, saiu com todo o seu exército, e foi para a terra de Moabe para lutar com Midian, e Midian e os filhos do Oriente lutaram com Moabe, no campo de Moabe, e a batalha foi muito feroz entre eles.

19

E Hadad derrotou todos os filhos de Midian e os filhos do Oriente ao fio da espada, e Hadad nesse momento livrou Moabe das mãos de Midian, e aqueles que permaneceram de Midian e dos filhos do Oriente, fugiram de diante de Hadad e seu exército, e Hadad perseguiu-os às suas terras e derrotou-os em uma pesada derrota, e os mortos caíram na estrada.

20

E Hadad livrou Moabe das mãos de Midian, pois todos os filhos de Midian tinham caído ao fio da espada, e Hadad virou-se e voltou para sua terra.

21

E a partir desse dia para cá, os filhos de Midian odiaram os filhos de Moabe, porque eles tinham caído na batalha por causa deles, e houve uma grande e poderosa inimizade entre todos eles, todos os dias.

22

E todos os que foram encontrados de Midian na estrada na terra de Moabe pereceram pela espada de Moabe, e todos os que foram encontrados de Moabe na estrada na terra de Midian, morreram pela espada de Midian; Assim fez Midian a Moabe, e Moabe a Midian por muitos dias.

23

E aconteceu nesse momento que Judá filho de Jacó morreu no Egito, no ano oitenta e seis da vinda de Jacópara o Egipto, e Judá tinha cento e vinte e nove anos de idade em sua morte, e eles embalsamaram-no, e colocaram-no em um caixão, e ele foi dado nas mãos de seus filhos.

24

E no ano oitenta e nove, morreu Naftali, ele tinha cento e trinta e dois anos de idade, e ele foi colocado em um caixão e dado nas mãos de seus filhos.

25

E aconteceu, no ano noventa e um dos Israelitas no Egipto, que é o trigésimo ano do reinado de Zepho, o filho de Ulifaz, o filho de Esaú, sobre os filhos de Chittim, os filhos da África vieram sobre os filhos de Chittim para saqueá-los como de costume, mas eles não tinham vindo a eles por treze anos.

26

E eles vieram a eles nesse ano, e Zepho o filho de Ulifaz foi a eles com alguns de seus homens e atacou-os desesperadamente, e as tropas da África fugiram diante de Zepho, e os mortos caíram diante dele, e Zepho e seus homens perseguiram-nos, foram e derrotaram-nos antes que eles estivessem perto de África.

27

E Angeas rei da África soube o que Zepho tinha feito, e ele se preocupou muito, e Angeas teve medo de Zepho todos os dias.