O livro de Jasar - Capitulo 7

A geração de Noé, Jafe, Cam e Sem

1

E estes são os nomes dos filhos de Noé: Jafé, Cam e Shem, e eles geraram filhos depois do dilúvio, porque haviam tomado esposas antes do dilúvio.

2

Estes são os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras, sete filhos no total.

3

E os filhos de Gomer foram Askinaz, Rephath e Tegarmah.

4

E os filhos de Magog foram Elichanaf e Lubal.

5

E os filhos de Madai eram Achon, Zeelo, Chazoni e Lot.

6

E os filhos de Javã foram Eliseu, Társis, Quitim e Dudonim.

7

E os filhos de Tubal foram Ariphi, Kesed e Taari.

8

E os filhos de Meseque foram Dedon, Zaron e Shebashni.

9

E os filhos de Tiras foram Benib, Gera, Lupirion e Gilak, estes são os filhos de Jafé de acordo com as suas famílias, e seus números naqueles dias eram de cerca de 460 homens.

10

E estes são os filhos de Cam: Cuxe, Mitzraim, Pute e Canaã, quatro filhos, e os filhos de Cush foram Sebá, Havilá, Sabtá, Rama e Satecha, e os filhos de Rama foram Sabá e Dedã.

11

E os filhos de Mitzraim foram Lud, Anom e Patros, Chasloth e Chaphtor.

12

E os filhos de Pute eram Gebul, Hadan, Benah e Adan.

13

E os filhos de Canaã foram Sidom, Hete, Amori, Gergashi, Hivi, Arkee, Seni, Arodi, Zimodi e Chamothi.

14

Estes são os filhos de Cam, segundo as suas famílias, e seus números eram cerca de 730 homens.

15

E estes são os filhos de Sem: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã, cinco filhos, e os filhos de Elão foram Shushan, Machul e Harmon.

16

E os filhos de Ashar foram Mirus e Mokil, e os filhos de Arfaxade foram Shelach, Anar e Ashcol.

17

E os filhos de Lud foram Petor e Bizayon, e os filhos de Aram foram Uz, Chul, Reunir e Mash.

18

Estes são os filhos de Sem, segundo as suas famílias, e os seus números eram cerca de 300 homens.

19

Estas são as gerações de Sem; Shem gerou a Arfaxade e Arfaxade gerou a Shelach, e Shelach gerou a Éber e Eber nasceram dois filhos, o nome de uma era Pelegue, porque nos seus dias os filhos dos homens foram divididos, e nos últimos dias, a terra estava dividida.

20

E o nome do segundo foi Yoktan, significando que nos seus dias a vida dos filhos dos homens foram reduzida e diminuiu.

21

Estes são os filhos de Yoktan; Almodá, Shelaf, Chazarmoveth, Yerach, Hadurom, Ozel, Dicla, Obal, Abimael, Sabá, Ofir, Havilá e Jobabe, todos estes são os filhos de Yoktan

22

E Pelegue gerou, Serugue a Serugue gerou Naor gerou a Tera, e Tera tinha 38 anos de idade, e que gerou a Harã e Naor.

23

E Cuxe, filho de Cam, filho de Noé, tomou uma mulher naqueles dias em sua velhice, e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Nimrod, dizendo: "Naquele tempo os filhos dos homens novamente começaram a se rebelar e transgredir contra Deus", e a criança cresceu, e seu pai o amava de sobremaneira, pois ele era o filho de sua velhice.

24

E as vestes de pele que Deus fez para Adão e sua esposa, quando saíram do jardim, foram dadas a Cuxe.

25

Porque após a morte de Adão e sua mulher, as roupas foram dadas a Enoch, filho de Jarede, e quando Enoch foi arrebatado para Deus, deu-as a Matusalém, seu filho.

26

Com a morte de Matusalém, Noé tomou e as trouxe para a arca, e elas estavam com ele até saiu da arca.

27

E, em sua saída, Ham roubou aquelas roupas de Noé, seu pai, e ele as levou e escondeu-as de seus irmãos.

28

Ham gerou Cush seu primeiro filho, deu-lhe as vestes em segredo, e estiveram com Cush por muitos dias.

29

E Cush também as escondeu de seus filhos e irmãos, e quando Cush tinha gerado a Nimrod, deu-lhe as vestes pois o amava, e Nimrod cresceu, e quando tinha vinte anos de idade ele vestiu as peças de vestuário.

30

E Nimrod tornou-se forte quando ele colocou as vestes, e Deus lhe deu poder, e força, e ele era um caçador poderoso na terra, sim, ele era um poderoso caçador em campo, e ele caçava os animais e edificou altares, e ele ofereceu-lhes os animais diante do Senhor.

31

E Nimrod fortaleceu-se, e ele se levantou de entre os seus irmãos, e ele lutou nas batalhas de seus irmãos contra todos os seus inimigos ao redor.

32

E o Senhor entregou todos os inimigos de seus irmãos em suas mãos, e Deus o fez prosperar frequentemente em suas batalhas, e reinou sobre a terra.

33

Pelo que se tornou corrente dizer naqueles dias, quando um homem se estreava diante daqueles por quem havia sido treinado para a batalha, ele diria a eles, "como Deus fez com Nimrod, que era um poderoso caçador na terra, e que prevaleceu nas batalhas que intentaram contra os seus irmãos, que ele livrou das mãos de seus inimigos, assim que Deus possa fortalecer-nos e livrai-nos este dia".

34

E quando Ninrod tinha 40 anos de idade, na época, houve uma guerra entre seus irmãos e os filhos de Jafé, de modo que eles estavam em poder de seus inimigos.

35

E Nimrod saiu na época, e ele reuniu todos os filhos de Cush e suas famílias, cerca de 460 homens, e ele contratou também alguns de seus amigos e conhecidos cerca de 80 homens, e deu-lhes salário, e foi com eles para a batalha, e quando ele estava na estrada, Nimrod fortaleceu os corações das pessoas que foram com ele.

36

E ele lhes disse: Não tenhais medo, nem vos alarmeis, pois todos os nossos inimigos serão entregues em nossas mãos, e vós podereis fazer com eles o que bem quiserem.

37

E todos os homens que se lhes juntaram foram cerca de 500, e lutaram contra os seus inimigos, e os destruíram, e os subjugaram, e Nimrod levantou oficiais sobre eles em seus respectivos lugares.

38

E tomou uma parte de seus filhos como segurança, e todos eles eram servos de Nimrod e a seus irmãos, e Nimrod e todas as pessoas que estavam com ele retornou de volta para casa.

39

E quando Nimrod voltou da batalha jubilante de alegria, após ter conquistado seus inimigos, todos os seus irmãos, juntamente com aqueles que o conheciam antes, reuniram-se para fazê-lo rei sobre eles, e colocou a coroa real sobre a sua cabeça.

40

E pôs sobre seus súditos e pessoas, príncipes, juízes e governantes, como é o costume entre reis.

41

E colocou o filho de Tera, Naor por príncipe do seu exército, e elevou-o acima de todos os seus príncipes.

42

E reinou de acordo com o desejo do seu coração, depois de ter conquistado todos os seus inimigos ao redor, ele tomou conselho com seus conselheiros para construir uma cidade para o seu palácio, e eles o fizeram.

43

E eles encontraram um vale a leste, e construíram uma grande e extensa cidade, e Nimrod chamou o nome da cidade que ele construiu Sinar, pois o Senhor tinha veementemente abalado seus inimigos e os destruiu.

44

E Nimrod habitou em Sinar, e reinou de forma segura, e ele lutou com seus inimigos e subjugou-os, e ele prosperou em todas as suas batalhas, e o seu reino tornou-se muito grande.

45

E todas as nações e línguas ouviram falar de sua fama, e juntaram-se a ele, e inclinaram-se para a terra, e eles lhe trouxeram ofertas, e ele se tornou seu senhor e rei, e todos eles moravam com ele na cidade de Sinar, e Nimrod reinou na terra sobre todos os filhos de Noé, e eles estavam todos sob seu poder e conselho.

46

E toda a terra tinha uma só língua, mas Nimrod não permaneceu nos caminhos do Senhor, e ele foi mais perverso do que todos os homens que foram antes dele, a partir dos dias do dilúvio até aqueles dias.

47

E fez deuses de madeira e pedra, e ele se inclinou para eles, e se rebelou contra o Senhor, e ensinou a todos os seus súbditos e os povos da terra seus maus caminhos, e Mardon seu filho era mais perverso do que seu pai.

48

E todo aquele que ouviu dos atos de Mardon o filho de Nimrod dizia, sobre ele, dos ímpios maldade sairá, portanto, tornou-se um provérbio em toda terra, dizendo: Desde o ímpio maldade sairá, e era correntemente ouvido, nas palavras dos homens nesse tempo.

49

Tera o filho de Naor, príncipe do exército de Ninrode, era naqueles dias muito grande àvista do rei e seus súditos, o rei e os príncipes o amavam, e o elevou muito alto.

50

E tomou Tera a uma mulher e seu nome era Amthelo a filha de Cornebo, e a mulher de Tera concebeu e lhe deu um filho naqueles dias.

51

Tera tinha 70 anos de idade, quando ele gerou ele, e Tera chamou o nome de seu filho que nasceu com ela de Abrão, pois o rei havia elevado naqueles dias, e honra-lo acima de todos os seus príncipes que estavam com ele.