O livro de Jasar - Capitulo 74

Guerra na África

1

No final dos anos morreu rei Shaul de Edom, e Baal Chanan, o filho de Achbor, reinou em seu lugar.

2

No décimo sexto ano do reinado de Moisés sobre Cush, Baal Chanan, o filho de Achbor reinou na terra de Edom sobre todos os filhos de Edom por trinta e oito anos.

3

Em seus dias de Moabe se rebelou contra o poder de Edom, que era de Edom desde os dias de Hadad, filho de Bedad, que derrotou-os em Midian, e trouxe Moabe à sujeição de Edom.

4

E quando Baal Chanan, reinou sobre Edom, todos os filhos de Moab retiraram sua lealdade de Edom.

5

E Angeas, rei da África morreu naqueles dias, e Azdrubal seu filho reinou em seu lugar.

6

E naqueles dias morreu Yaneas, rei dos filhos de Chittim, e eles enterraram-no em seu templo, que ele construiu para si mesmo, na planície de Canopia como residência e Latinus reinou em seu lugar.

7

E no vigésimo segundo ano do reinado de Moisés sobre os filhos de Cush, reinou Latinus sobre os filhos de Chittim quarenta e cinco anos.

8

E ele também construiu para si uma torre grande e poderosa, e aí construiu um elegante templo para sua residência, para conduzir seu governo, como era o costume.

9

No terceiro ano do seu reinado ele causou uma proclamação a ser feita para todos os seus homens hábeis, quem fizessem muitos navios para ele.

10

E Latinus reuniu todas as suas forças, e eles vieram nos navios e foram aí para lutar com Azdrubal, filho do rei Angeas da África, e eles vieram para África, e engajaram-se na batalha com Azdrubal e seu exército.

11

E Latinus prevaleceu sobre Azdrubal, e Latinus tomou de Azdrubal, o aqueduto que seu pai tinha trazido dos filhos de Chittim, quando ele tomou Yaniah, filha de Uzi, como esposa, e Latinus derrubou a ponte do aqueduto, e feriu o exército inteiro de Azdrubal com um duro golpe.

12

E os restantes homens fortes de Azdrubal fortaleceram-se, e seus corações foram preenchidos com inveja, e eles cortejaram a morte, e novamente engajaram-se em batalha com rei Latinus de Chittim.

13

E a batalha foi severa sobre todos os homens da África, e todos eles caíram feridos diante de Latinus e seu povo, e Azdrubal o rei também caiu nessa batalha.

14

E o rei Azdrubal tinha uma filha muito bonita, cujo nome era Ushpezena, e todos os homens da África atentavam para sua semelhança em suas vestes, devido à sua grande beleza e boa aparência.

15

E os homens de Latinus viram Ushpezena, filha de Azdrubal, e elogiaram-na à Latinus seu rei.

16

E Latinus ordenou que a trouxesse, e levou Ushpezena como esposa, e voltou ao seu caminho para Chittim.

17

E foi depois da morte de Azdrubal, filho de Angeas, quando Latinus tinha voltado para sua terra depois da batalha, que todos os habitantes da África levantaram-se e tomaram Anibal, filho de Angeas, o irmão mais novo de Azdrubal, e fizeram-no rei no lugar de seu irmão sobre toda terra da África.

18

E quando ele reinou, ele resolveu ir para Chittim para lutar com os filhos de Chittim, para vingar a causa de seu irmão Azdrubal, e a causa dos habitantes da África, e ele assim fez.

19

E ele fez muitos navios e ele veio com todo o seu exército, e ele foi para Chittim.

20

Assim Anibal lutou com os filhos de Chittim, e os filhos de Chittim caíram feridos diante de Aníbal e seu exército, e Anibal vingou a causa do seu irmão.

21

E Anibal continuou a guerra por dezoito anos com os filhos de Chittim, e Anibal habitava em terrenos de Chittim, e acamparam lá por muito tempo.

22

E Anibal feriu os filhos de Chittim muito severamente, e ele matou seus grandes homens e príncipes, e do resto do povo feriu cerca de oitenta mil homens.

23

E no final dos dias e anos, Anibal retornou à sua terra a África, e ele reinou firmemente no lugar de seu irmão Azdrubal.