O livro de Jasar - Capitulo 90

A divisão da terra

1

Naquele tempo, no quinto ano após os filhos de Israel terem passado o Jordão, após descansarem da guerra com os cananeus, naquele tempo uma grande e grave batalha surgiu entre Edom e os filhos de Chittim, e os filhos de Chittim lutaram contra Edom.

2

E Abianus, rei de Chittim, saiu no mesmo ano, ou seja, no ano trigésimo primeiro do seu reinado, com grande força e com ele os valentes dos filhos de Chittim, e ele foi para Seir, lutar contra os filhos de Esaú.

3

E Hadad, o rei de Edom ouviu falar de sua marcha, e saiu para encontrá-lo com muitas pessoas e grande força, e engajaram-se na batalha com eles no campo de Edom.

4

E a mão de Chittim prevaleceu sobre os filhos de Esaú, e os filhos de Chittim feriram os filhos de Esaú, vinte e dois mil homens, e todos os filhos de Esaú fugiram de diante deles.

5

E os filhos de Chittim perseguiram e alcançaram Hadad, rei de Edom, que correram atrás dele o pegaram vivo, e o trouxeram a Abianus, rei de Chittim.

6

Abianus ordenou que fosse morto, e Hadad, rei de Edom morreu no ano quadragésimo oitavo do seu reinado.

7

E os filhos de Chittim continuaram sua perseguição a Edom, e os feriram com um grande abate, e Edom ficou sujeito aos filhos de Chittim.

8

E os filhos de Chittim governaram sobre Edom, e Edom ficou sob a mão dos filhos de Chittim, e se tornaram um reino a partir daquele dia.

9

E a partir desse momento eles não puderam mais levantar, e seu reino tornou-se um com os filhos de Chittim.

10

E Abianus colocou oficiaiss em Edom, e todos os filhos de Edom tornaram-se sujeitados e tributados a Abianus, e Abianus voltou para a sua terra, Chittim.

11

E quando ele voltou ele renovou seu governo e construiu para si um espaçoso palácio fortificado para uma residência real, e reinou de forma segura sobre os filhos de Chittim e sobre Edom.

12

Naqueles dias, depois dos filhos de Israel tinha afugentado todos os cananeus e os amorreus, Josué já estava velho e avançado em anos.

13

E Deus disse a Josué: Estás velho, avançado em vida, e uma grande parte da terra falta ser possuída.

14

Agora, pois, divide esta terra por herança às nove tribos e à meia tribo de Manassés, e Josué se levantou e fez como Deus tinha falado com ele.

15

E ele dividiu toda a terra para as tribos de Israel como uma herança de acordo com suas divisões.

16

Mas à tribo de Levi, não deu herança, as ofertas de Deus são a sua herança, como Deus tinha falado a eles pela mão de Moisés.

17

E Josué deu o monte Hebrom a Caleb, filho de Yefuneh, uma porção acima de seus irmãos, como Deus tinha dito por Moisés.

18

Portanto Hebrom ficou como herança para Caleb e seus filhos até hoje.

19

E Josué dividiu toda a terra por lotes para toda Israel por herança, como o Senhor tinha lhe ordenado.

20

E os filhos de Israel deram aos levitas cidades a partir de sua própria herança, e arrabaldes para seu gado, e propriedades, como Deus tinha ordenado a Moisés assim fizeram os filhos de Israel, e repartiram a terra por sorteio se grande ou pequeno.

21

E eles foram para herdar a terra de acordo com seus limites, e os filhos de Israel deram a Josué, filho de Nun uma herança entre eles.

22

Pela palavra de Deus eles deram-lhe a cidade que ele exigiu, em Timnath-serach, região montanhosa de Efraim, e ele construiu a cidade e habitou nela.

23

Estas são as heranças que Ulazer o sacerdote, e Josué, filho de Nun e os cabeças dos pais das tribos em porções para os filhos de Israel por lotes em Shiloh, diante de Deus, à porta da tenda (tabernáculo), e cessaram a divisão da terra.

24

E o Senhor deu a terra aos israelitas, e eles a possuíram como Deus tinha falado com eles, e como Deus tinha jurado a seus antepassados.

25

E Deus deu para os israelitas descanso de todos os seus inimigos ao redor deles, e nenhum homem se levantou contra eles, e Deus lhes entregou todos os seus inimigos em suas mãos, e nada falhou das coisas boas que Deus tinha falado aos filhos de Israel, sim, Deus realizou cada coisa.

26

E Josué chamou a todos os filhos de Israel e os abençoou, e ordenou-os a servir a Deus, e ele depois os despediu, e foram cada um para a sua cidade, e cada um à sua herança.

27

E os filhos de Israel serviram a Deus todos os dias de Josué, e Deus deu-lhes repouso de todos em torno deles, e eles habitaram nas suas cidades de forma segura.

28

E aconteceu que naqueles dias que, Abianus, rei de Chittim, morreu no trigésimo oitavo ano de seu reinado, que é o sétimo ano de seu reinado sobre Edom, e o sepultaram no seu lugar que ele havia construído para si mesmo, e Latinus reinou em seu lugar cinquenta anos.

29

E durante o seu reinado, ele trouxe um exército, e ele foi e lutou contra os habitantes de Britannia e Kernania, os filhos de Ulisha, filho de Yavan (Grécia), e ele prevaleceu sobre eles e os fez tributados.

30

Ele, então, ouviu dizer que Edom havia se revoltado de debaixo da mão de Chittim, e Latinus foi para eles e os feriu e os sujeitou, e colocou-os sob a mão dos filhos de Chittim, e Edom se tornou um reino com as filhos de Chittim todos os dias.

31

E por muitos anos, não havia rei em Edom, e seu governo foi com os filhos de Chittim e seu rei.

32

E foi no ano vigésimo sexto após os filhos de Israel terem passado o Jordão, que é o sexagésimo sexto ano após os filhos de Israel partirem de Egito, que Josué ficou velho, avançado em anos, sendo cento e oito anos de idade naqueles dias.

33

E Josué chamou a toda Israel, aos seus anciãos, seus juízes e oficiais, depois que Deus tinha dado a todos os israelitas o resto de todos os seus inimigos em redor, e Josué disse aos anciãos de Israel, e aos seus juízes: Eis que eu estou velho, avançado em anos, e que vocês já viram o que Deus tem feito para todas as nações quem afastaram-se diante de vós, pois foi Deus que tem lutado por vocês.

34

Agora, pois, esforcem-se, e mantenham-se a fazer todas as palavras da lei de Moisés, não se desviem para a direita ou para a esquerda, e não se misturem com as nações que são deixadas na terra, nem fareis menção dos nomes de seus ídolos e falsos criadores, mas vocês devem abrir caminho a YAOHUH seu ULHIM, como vocês têm feito até hoje.

35

E Josué muito exortou os filhos de Israel para servir a Deus todos os seus dias.

36

E toda Israel disse: Nós serviremos a Deus, nosso Senhor, todos os nossos dias, nós e nossos filhos, e os filhos de nossos filhos, e nossa descendência para sempre.

37

E Josué fez uma aliança com o povo, naquele dia, e despediu os filhos de Israel, e foram cada um para a sua herança e para a sua cidade.

38

E foi naqueles dias, quando os filhos de Israel estavam habitando em segurança nas suas cidades, que eles enterraram os caixões das tribos de seus antepassados, que tinham trazido de Egipto, cada homem na herança de seus filhos, os doze filhos de Jacó enterraram os filhos Israel, cada homem na posse de seus filhos.

39

E estes são os nomes das cidades onde eles enterraram os doze filhos de Jacó, os quais os filhos de Israel tinham trazido de Egipto.

40

E sepultaram Rúben e Gad do Yardain, em Romia, que Moisés tinha dado aos seus filhos.

41

E Simeão e Levi foram enterrados na cidade de Mauda, que ele tinha dado aos filhos de Simeão, e o subúrbio da cidade foi para os filhos de Levi.

42

E Judá foi enterrado na cidade de Benyamim oposta a Beit-Lekhém casa do pão-Belém.

43

E os ossos de Issacar e Zebulom foram enterrados em Sidom, na parte que caiu para seus filhos.

44

E Dan foi sepultado na cidade de seus filhos em Eshtaul, e Naftali e Asher eles sepultaram em Kadesh-Naftali, cada um no seu lugar que ele tinha dado a seus filhos.

45

E os ossos de José foram enterrados em Shechem (Siquém), na parte do campo que Jacó comprou de Hamor, e que se foi para José por herança.

46

E sepultaram Benyamim em Shuaoleym (Jerusalém), oposto ao jebuseu, o que foi dado aos filhos de Benyamim; os filhos de Israel enterraram seus pais cada homem na cidade de seus filhos.

47

E, no final de dois anos, Josué, filho de Nun, morreu, com cento e dez anos de idade, e o tempo que Joshua julgou a Israel foi vinte e oito anos, e Israel serviu a Deus todos os dias da sua vida.

48

E os outros assuntos de Josué e suas batalhas e suas reprovações com a qual ele reprovou Israel, e tudo que ele lhes havia ordenado, e os nomes das cidades que os filhos de Israel possuíram em seus dias, eis que estão escritos no livro das palavras de Josué para os filhos de Israel, e no livro das guerras de Deus, que Moisés e Josué e os filhos de Israel escreveram.

49

E os filhos de Israel enterraram Josué na fronteira da sua herança, em Timnath-serach, que foi dada a ele no monte Ephraim.

50

E ULazer, filho de Aaron morreu naqueles dias, e o sepultaram em uma colina que pertencem a Fineas, seu filho, que lhe fora dado na montanha de Efraim.